São Paulo, quinta-feira, 6 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha no extremo sul esbanja sol e charme

MARILU TORRES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nem pense em terminar sua viagem em Miami. Se você consultar o mapa da Flórida, verá que o continente termina numa estreita península que aponta para o Caribe, margeada pelas águas do Oceano Atlântico e do golfo do México.
Na ponta dessa península, como que resultado de uma falha geológica, surge uma sequência de ilhas: o arquipélago denominado Flórida Keys.
Geólogos afirmam que há 100 mil anos, as "keys" eram bancos de corais que se fossilizaram através dos séculos, transformando-se em mais de 200 ilhas e ilhotas.
Se em Miami você estiver de carro, é fácil percorrer a US 1, estrada que invade o mar, ligando as diversas ilhas. São 42 pontes, algumas com até sete milhas de comprimento (11 quilômetros). O panorama é fantástico e o destino final, um paraíso chamado Key West (249 km de Miami).
A ilha esbanja charme e não é à toa que atrai mais de um 1,5 milhão de turistas por ano. Key West já foi território indígena, refúgio de piratas e náufragos de navios que afundaram na região, vítimas de traiçoeiros bancos de coral.
Estando em Key West, todos os caminhos levam à Duval Street, rua no coração da cidade antiga que ainda conserva a arquitetura original com 3.100 estruturas consideradas de interesse histórico.
A mais romântica dessas casas é um chalé de madeira que pertenceu ao escritor norte-americano Ernest Hemingway. Ele viveu na ilha durante quase dez anos. A casa é um museu, aberto à visitação.
Os outros chalés, ao longo da rua, transformaram-se em galerias de arte, restaurantes e bares.
Aliás, Key West tem fama de ter o maior número de bares por pessoa no mundo. E eles são animadíssimos, com música ao vivo a partir do meio-dia.
Em Key West você também passeia de bicicleta, mergulha, conhece tesouros submersos recolhidos de navios piratas ou simplesmente caminha. E no fim da tarde, junte-se aos habitantes da ilha para aplaudir a magia do pôr-do-sol.

Texto Anterior: Sheraton compra 32 hotéis luxo europeus; Maksoud Plaza tem bingo informatizado; CVC adquire hotel Serrano de Gramado
Próximo Texto: PARA QUANDO VOCÊ FOR A KEY WEST
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.