São Paulo, quinta-feira, 6 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo Mundo 'nasceu' em Santo Domingo

SUZANA BARELLI
DA ENVIADA ESPECIAL À REPÚBLICA REPUBLICANA

A "primeira da América" é uma das frases mais ouvidas em Santo Domingo, a capital da República Dominicana. É também o início de uma interessante aula sobre a colonização americana.
Até hoje a cidade guarda lendas sobre os descendentes de Cristóvão Colombo. Santo Domingo foi fundada em 1496 pelo irmão do navegador, Bartolomeu.
Os passeios começam pelos restos da imensa muralha construída entre os séculos 16 e 18 para proteger a cidade de invasões.
No seu interior está a rua mais antiga da América, rua das Damas, por onde as damas da corte espanhola passeavam.
A rua abriga o Panteão Nacional, onde estão os restos mortais de governadores e escritores, e o Museu da Casa Real.
A catedral Santa Maria La Menor, erguida entre 1521 e 1541, é a primaz da América e reúne estilos gótico, romano e renascentista.
Também é preciso visitar o convento dos dominicanos, ao lado de onde funcionou a Universidade de São Tomás de Aquino, a primeira do continente.
Dentro do que restou da muralha, está o Alcázar de Colombo, a casa de Diego, filho de Cristóvão.
A obra de 1510 que foi desenhada por arquitetos espanhóis, é hoje um museu. Saindo da muralha, o Farol de Colombo, guarda os restos de seu descobridor.
Construído para comemorar os 500 anos do descobrimento da América, tem formato de uma cruz, iluminada por 158 faróis. Com o céu está limpo, a luz forma uma cruz no céu.

Texto Anterior: Turistas somam quase 2 milhões
Próximo Texto: Aprenda a dançar o merengue nas ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.