São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola em PE dá aula teórica de cangaço

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A Prefeitura de Serra Talhada (a 414 km de Recife-PE) criou na cidade uma escola de dança onde os alunos recebem aulas teóricas sobre cangaço.
A escola leva o nome de Virgulino Ferreira, o Lampião, famoso cangaceiro (bandoleiro do sertão nordestino) nascido na cidade em 1897 e morto em 1938.
As aulas teóricas sobre o cangaço -gênero de vida dos cangaceiros- são pré-requisito para aprender a dançar o xaxado.
A dança, com 15 variantes, foi criada pelos cangaceiros, homens que exerceram um poder paralelo no sertão e sobreviveram até 1940.
O xaxado era uma dança exclusivamente masculina. As "parceiras" dos cangaceiros eram suas próprias espingardas.
Era dançado em festas e durante os preparativos para combates com as forças do governo.
As mulheres só passaram a dançar o xaxado após a entrada de Maria Bonita, mulher de Lampião, no bando. "Quem quer aprender xaxado precisa conhecer quem criou a dança", disse o diretor de Cultura da prefeitura, Anildoma de Souza, 32.
Os primeiros 40 alunos do curso vão se formar em maio. A prova final incluirá apresentação no "xaxódromo" da cidade. Ao som dos Cabras do Lampião, o mais famoso grupo de xaxado da região, os alunos terão de mostrar o que aprenderam.
A tarefa não é simples. Em dias de festa, como o da formatura, o "xaxódromo" chega a reunir 800 pessoas, disse Souza. O curso sobre cangaço e xaxado é gratuito. As aulas são ministradas três vezes por semana, durante três meses.

Texto Anterior: Aritmética; Recorde; Groucho Marx
Próximo Texto: Japão premia Curitiba por meio ambiente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.