São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas antecipam investimentos no país

GRAZIELE DO VAL
DA REPORTAGEM LOCAL

A possibilidade de negócios com países do Mercosul e o aumento das alíquotas de importação estão apressando a instalação de novas fábricas no país e antecipando investimentos.
A Gradiente, por exemplo, anunciou ontem na UD (Feira Internacional de Utilidades Domésticas) que vai destinar cerca de US$ 50 milhões em um período de três anos para incrementar sua produção.
Desse total, US$ 31,5 milhões serão gastos na ampliação das instalações e na melhoria de produtividade. O processo de desenvolvimento de novos produtos deve consumir mais US$ 14,5 milhões.
"A importação de bens de consumo em larga escala é incompatível com uma economia em crescimento. Novas medidas de contenção de importação serão necessárias e contínuas", afirma o presidente da empresa, Eugênio Staub.
Com isso, a produção de algumas linhas -como a de áudio- deve dobrar."O consumo ainda tem fôlego para subir um pouco mais", disse.
A Cougar também modificou sua estratégia de atuação no país, em função da alta da tarifa de importação -que passou de 20% para 70%.
A empresa decidiu concentrar em um semestre os investimentos que havia previsto para os próximos 18 meses.
"Vamos utilizar US$ 17 milhões para dobrar a capacidade produtiva da fábrica e desenvolver novos produtos para a classe média alta",afirma Eduardo Siqueira, diretor financeiro.
A Philips planeja enxugar a estrutura mexicana, direcionando a maior parcela de recursos para o Brasil.
"O mercado nacional de áudio deve crescer em torno de 40% este ano. Vamos investir US$ 300 milhões no país em 95. O objetivo é ampliar a produção nacional, diminuindo a participação dos produtos importados", afirma J. Esteban Giraldo, gerente da divisão de áudio para a América Latina.
Já a Samsung optou por investir US$ 32 milhões na construção de uma fábrica em Manaus. A unidade deve entrar em operação em setembro.
"Devemos produzir, no primeiro ano, 200 mil aparelhos de TV e 150 mil videocassetes. Em um segundo momento, devemos fabricar 100 mil aparelhos de áudio", afirma Jong Ick Sohn, diretor-presidente da empresa.
Com isso, a Samsung espera abocanhar 8% do mercado nacional de videocassetes e 4% do de televisores.
Nos próximos dois anos, uma parcela da produção será destinada aos países do Mercosul.
A empresa também pretende ampliar a sua participação no mercado de componentes.

UD - De 6 a 16 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP). Horário: Lojistas - hoje, das 14h às 20h; amanhã, das 14h às 18h. Público - amanhã, das 18h às 22h; demais dias, das 14h às 22h. Ingressos: R$ 5,00 (adultos) e R$ 3,00 (crianças).

Texto Anterior: Factoring financia R$ 5 bilhões
Próximo Texto: Produção de veículos é recorde em março
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.