São Paulo, domingo, 9 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gol Plus volta melhor, mas herda problemas

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A nova versão "popular" do Gol chega melhorada, mas ainda herda problemas da antecessora.
Em avaliação feita por Veículos, o Gol 1.000i Plus mostrou ser capaz de enfrentar, sem muitas dificuldades, os obstáculos corriqueiros do trânsito urbano.
O "popular" é vendido por R$ 9.300 num único pacote que reúne alguns equipamentos: espelhos retrovisores nos dois lados, limpador de vidro traseiro, vidros verdes -que atenuam a ação dos raios solares-, entre outros.
Há fila de espera para a compra do "popular" da VW, que continua com bastante procura (veja reportagem à pág. 7-1).
Apesar de ter recebido injeção eletrônica, que permite melhor aproveitamento do combustível, seu motor continua fraco.
O problema é agravado nas retomadas de velocidade.
O motor da versão anterior do "popular" da Volkswagen era equipado com carburador, que utiliza processo mecânico para injetar combustível nos cilindros.
A vantagem do novo sistema é que o processo é feito eletronicamente, otimizando a alimentação. Ele permite melhora no consumo e até no desempenho do motor.
Mesmo com a troca do sistema, as ruas de aclives acentuados continuam sendo o terror não só do Gol Plus, mas da maioria dos "populares" nacionais.
Fora isso, o carro tem comportamento correto tanto na cidade quanto na estrada, onde mostrou boa estabilidade em curvas.
O carro é agradável de dirigir e tem agilidade no trânsito urbano. O câmbio continua macio e preciso, sem exigir qualquer esforço de quem está guiando.
Para um veículo de vocação urbana, a direção do Plus apresenta mais uma dificuldade.
Em espaços reduzidos, é complicado manobrar o carro. As rodas dianteiras viram pouco.
O motorista é obrigado a realizar várias manobras para estacionar o carro em uma pequena vaga.
Assim como as outras versões da nova linha Gol, o Plus ganhou mais espaço interno.
Os motivos são a maior distância entre os eixos e os novos desenhos externo e do painel.
A nova versão chega também com um porta-malas maior.
Com o início das vendas do Gol Plus, no início deste ano, a intenção da Volkswagen era apresentar sua versão do "popular" de luxo.
Com acabamento mais bem-cuidado, ele compete com o Uno Mille ELX e o Corsa Wind.

Texto Anterior: Mercedes S 500 esbanja desempenho
Próximo Texto: Cordoba será vendido no Brasil em rede própria por R$ 21.060
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.