São Paulo, domingo, 9 de abril de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Gol Plus volta melhor, mas herda problemas
LUCIANO SOMENZARI
Em avaliação feita por Veículos, o Gol 1.000i Plus mostrou ser capaz de enfrentar, sem muitas dificuldades, os obstáculos corriqueiros do trânsito urbano. O "popular" é vendido por R$ 9.300 num único pacote que reúne alguns equipamentos: espelhos retrovisores nos dois lados, limpador de vidro traseiro, vidros verdes -que atenuam a ação dos raios solares-, entre outros. Há fila de espera para a compra do "popular" da VW, que continua com bastante procura (veja reportagem à pág. 7-1). Apesar de ter recebido injeção eletrônica, que permite melhor aproveitamento do combustível, seu motor continua fraco. O problema é agravado nas retomadas de velocidade. O motor da versão anterior do "popular" da Volkswagen era equipado com carburador, que utiliza processo mecânico para injetar combustível nos cilindros. A vantagem do novo sistema é que o processo é feito eletronicamente, otimizando a alimentação. Ele permite melhora no consumo e até no desempenho do motor. Mesmo com a troca do sistema, as ruas de aclives acentuados continuam sendo o terror não só do Gol Plus, mas da maioria dos "populares" nacionais. Fora isso, o carro tem comportamento correto tanto na cidade quanto na estrada, onde mostrou boa estabilidade em curvas. O carro é agradável de dirigir e tem agilidade no trânsito urbano. O câmbio continua macio e preciso, sem exigir qualquer esforço de quem está guiando. Para um veículo de vocação urbana, a direção do Plus apresenta mais uma dificuldade. Em espaços reduzidos, é complicado manobrar o carro. As rodas dianteiras viram pouco. O motorista é obrigado a realizar várias manobras para estacionar o carro em uma pequena vaga. Assim como as outras versões da nova linha Gol, o Plus ganhou mais espaço interno. Os motivos são a maior distância entre os eixos e os novos desenhos externo e do painel. A nova versão chega também com um porta-malas maior. Com o início das vendas do Gol Plus, no início deste ano, a intenção da Volkswagen era apresentar sua versão do "popular" de luxo. Com acabamento mais bem-cuidado, ele compete com o Uno Mille ELX e o Corsa Wind. Texto Anterior: Mercedes S 500 esbanja desempenho Próximo Texto: Cordoba será vendido no Brasil em rede própria por R$ 21.060 Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |