São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A central nos dá mais força"

DA REPORTAGEM LOCAL

Isane Pereira da Silva, 30, é secretário-geral do menor sindicato filiado à CUT na Grande São Paulo, o dos Bancários de Guarulhos.
A entidade foi criada em 1989 e afirma possuir 2.100 filiados numa categoria de 3.000.

Folha - Qual é a origem do sindicato?
Isane Pereira da Silva - Nós éramos de início uma associação ligada ao Sindicato dos Bancários de São Paulo. A associação também tinha uma diretoria eleita pela categoria. Já prevalecia a decisão de nos vincularmos à CUT.
Folha - Quais as vantagens do sindicato em ser filiado à CUT?
Silva - Nós pesquisamos junto à categoria e as respostas que recebemos vão no sentido de ver na CUT uma central que nos dá bem mais força em termos sindicais. A CUT possui a capacidade fazer análises da conjuntura que nós, isoladamente, não teríamos. Ela também tem uma concepção das relações de trabalho que é nossa.
Folha - A filiação se dá mais por princípio político ou por conveniência?
Silva - Se a central não nos desse respostas convenientes e concretas, claro que a filiação precisaria ser revista. Mas isso é uma hipótese que eu considero bastante remota.
Folha - O dissídio (negociação anual) dos bancários se dá nacionalmente. Qual o interesse em se ter um sindicato municipal?
Silva - A categoria sabe que nós participamos, enquanto sindicato, dessa negociação nacional, e isso nos dá muita força.
Folha - Como funcionam os cursos de formação?
Silva - Eles são dados pela CNB (Confederação Nacional dos Bancários, ligada à CUT) e há também outros no espaço cedido pelo centro de Cajamar (centro de formação ligado à central, a noroeste da Grande São Paulo). Recentemente tivemos cursos sobre reforma tributária e sobre mudanças no sistema financeiro.

Texto Anterior: "Agora somos mais livres"
Próximo Texto: EUA criam "microgeladeira" eletrônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.