São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Debates reafirmam necessidade de união entre universidade e empresa

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

No debate "Perspectivas para a Pesquisa Científica que abordou a questão paulista, realizado quarta-feira passada, a mesa convidada destacou a importância da união entre universidade e iniciativa privada para o desenvolvimento científico.
A forma como seria realizada essa união não seguiu, entretanto, um modelo único entre os convidados ou entre a mesa e a platéia.
Entre as opções, foram citadas os incentivos fiscais existentes e até mesmo o trabalho em tempo integral de um pesquisador universitário dentro da empresa.
Segundo o empresário Emerson Kapaz, secretário estadual de Ciência e Tecnologia de São Paulo, quem tem que realizar os investimentos nessa área hoje é a iniciativa privada.
Para José Fernando Perez, diretor-científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), "o pesquisador dentro da universidade tem dificuldade para se comunicar com a empresa, justificando a existência de consultores em empresas.
Isaías Raw, diretor do Instituto Butantan, foi mais longe: "universidade e empresa não falam a mesma língua, disse.
O investimento em ciência básica e ensino científico também foram lembrados, como forma de aumentar a o número de pesquisadores, atraindo jovens talentos.
Rogério Cézar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Editorial da Folha, criticou o apoio do governo brasileiro à pesquisa.
Baseado em cálculos sobre as porcentagens divulgadas pelo governo, ele concluiu que "não tem US$ 2 bilhões andando por aí. Se olhar bem, tem uns US$ 600 milhões, com boa vontade.
No debate que abordou a questão sobre políticas científicas nacionais, na véspera, a integração entre universidade e iniciativa privada também foi um dos pontos destacados.

Texto Anterior: Supericeberg encalha sem sair da Antártida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.