São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS JURÍDICOS

WALTER CENEVIVA
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Amilcare Carletti, o qual refiro na resenha "Manual de Latim Forense", tem-se dedicado a estudos e traduções da cultura greco-latina. Saíram este ano a 6ª edição de seu "Dicionário de Latim Forense" (que inclui noções de gramática latina) e "Demóstenes", em que trata da vida e da obra do orador ateniense, sempre pela Leud (Livraria e Editora Universitária de Direito).
A Editora Resenha Tributária soltou mais um volume com decisões da Câmara Superior de Recursos Fiscais, reunindo jurisprudência de 1990 e 1991 sobre o imposto de renda.
Indico, na resenha, uma co-edição da Fundação Instituto de Ensino para Osasco e da Resenha Tributária ("Da Penhora") e um texto editado pela Sagra-Luzzato de Porto Alegre ("Ética e Códigos da Comunicação Social"), além do livro de Carletti, já mencionado.

Luiz Carlos Azevedo voltou à advocacia, depois de passar pelo Judiciário, onde chegou a desembargador, e é professor de direito. Seus livros trazem a marca de seu gosto pela pesquisa e pela história, como se confirma neste obra sobre a penhora, até a página 102. A partir daí e até o fim, examina o tema sob o direito brasileiro vigente. A contar da página 213, acrescenta apêndice com fontes, textos legais, bibliografia e lista de dicionários.

ÉTICA E CÓDIGOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL, de Alberto André, Sagra-DC Luzzatto, 133 páginas, R$ 19,00.
Embora o foco principal da obra seja voltado para os temas éticos da comunicação, o organizador dá atenção aos textos legais e regulamentares fundamentais, no Brasil e no exterior. A legislação básica sobre a comunicação, na mídia escrita e eletrônica, além dos códigos éticos, vem apresentada, facilitando a consulta. Alguns dos textos selecionados são acompanhados de breves anotações esclarecedoras.

MANUAL DE LATIM FORENSE, de Amilcare Carletti e Irineu Antonio Pedrotti, Leud, 508 páginas, R$ 40,00.
Carletti e Pedrotti uniram esforços e experiências para criarem este livro, cujo primeiro volume, numa série de três, compreende termos e expressões iniciados com as letras de "a" a "d". Cada palavra é traduzida, tem sua etimologia indicada, sendo acompanhada de anotações essenciais sobre sua aplicação no direito brasileiro. No fim do tomo um índice alfabético remissivo facilita a consulta a todos os temos referidos.

Texto Anterior: Real jogou 300 mil veículos a mais nas ruas
Próximo Texto: Choque na Dutra deixa 16 romeiros feridos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.