São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orquestra toca em escolas de Blumenau

SILVIA QUEVEDO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

A Orquestra de Câmara de Blumenau (SC), considerada uma das melhores do país, está se apresentando nas escolas da cidade.
Batizado de "Orquestra nas Escolas", o projeto integra o programa "Educar Através da Arte", desenvolvido pela Fundação Casa Doutor Blumenau, da prefeitura.
Uma vez por mês, músicos e alunos se reúnem para as apresentações que, dependendo do clima, são feitas até ao ar livre.
A cada apresentação, as crianças têm acesso a "aulas" de música: conhecem a história de instrumentos e compositores, aprendem a diferença entre sons e chegam mesmo a "reger" a orquestra.
Segundo a diretora de Cultura da fundação, Lígia Roussenq Neves, 45, a proposta é fazer com que as crianças e os adolescentes adquiram conhecimento a partir de uma educação "não-formal".
Depois das apresentações, os alunos fazem uma "releitura" do encontro. "Pintam, fazem redação, precisam contar o que aconteceu. Os concertos são realmente educativos", diz Lígia Neves.
Em um ano do programa, a Orquestra de Câmara de Blumenau se apresentou para cerca de 8.000 alunos de 1º e 2º graus.
Para o secretário especial da Criança e do Adolescente de Blumenau, Roberto Diniz Saut, 49, os concertos são uma evidência de que "a música erudita está saindo do castelo e indo para os bairros".
A partir deste ano, segundo a diretora da fundação, é provável que a orquestra se apresente duas vezes por mês, devido ao grande número de pedidos de escolas, inclusive as da rede particular.
A orquestra não recebe qualquer pagamento pelas apresentações. Ganha da prefeitura passagens e custos de estadia na cidade, já que os músicos também tocam em outras orquestras.
A diretora administrativa da orquestra, Maria Elaine Ávila, 34, diz que o trabalho vem sendo desenvolvido "em função do ideal" que, segundo ela, vem garantindo a "subsistência" da orquestra.
Criada em 81, a orquestra viveu em 93 sua pior crise. Perdeu três músicos, a diretora e o maestro.

Texto Anterior: Reforma custou US$ 10,2 mi
Próximo Texto: Concerto no Ceará custa R$ 1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.