São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
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Ainda tem gente séria neste país

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Há cerca de três semanas, um dos autores desta coluna foi à Sud Motor, uma das franquias Honda em São Paulo, e encomendou um Accord Verde Escuro. Os diretores Álvaro Etchenique e Luiz Roberto Machado disseram que o carro só deveria chegar lá pelo dia 15 de abril. Nenhum papel foi assinado entre as partes. Preço, prazo de pagamento e demais condições foram ajustados verbalmente.
No dia 29 de março, a rapaziada da equipe econômica do governo acorda de mau humor e eleva a alíquota do imposto de importação de 32% para 70%, inviabilizando os negócios de muita gente boa, arrasando a imagem do país lá fora e pondo o mercado em polvorosa.
No dia seguinte à decretação da medida, o colunista recebe um telefonema de Luiz Roberto. Atende já certo de que o cara vai dizer que o negócio está desfeito, que sente muito e nhenhenhém...
Nada disso: o diretor da Sud disse que o Accord verde ainda não havia chegado, mas que havia um preto que poderia ser entregue imediatamente pelo preço já acertado. Disse ainda que uma pisada na bola do governo não pode ser motivo para um empresário deixar de honrar a palavra dada.
Luiz Roberto Machado e Álvaro Etchenique, vocês estão certos! Num país cheio de Gersons e amadores, a melhor maneira de se diferenciar é sendo sério, ético e profissional.
As montadoras e revendas de carros (ou carroças?) nacionais é que devem estar rindo sozinhas, inclusive da ingenuidade do governo e de suas bravatas.
É claro que os preços praticados no mercado dos nacionais já subiram e devem continuar a subir. Falta de concorrência dá nisso. Será que a equipe econômica não vê que certos atos vão resultar em determinadas consequências? Ou percebe, mas nem se lixa?
Até quando nós vamos continuar sendo tratados como ratos de laboratório por esses cientistas econômicos que, se tudo der errado, vão lamentar muito e ficar esperando uma nova chance ?
Ainda bem que ainda tem gente profissional neste país. Pena que não sejam todos assim.
MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising.
MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising.
Os dois são professores da FGV e da Franchising University e autores de diversos livros sobre franchising.

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