São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toyota ingressa na categoria no ano que vem

MAURO TAGLIAFERRI
DO ENVIADO A LONG BEACH

A Toyota anunciou este fim-de-semana que fornecerá motores para a equipe Arciero/Wells, pela qual corre o japonês Hiro Matsushita, na temporada de 96.
A Arciero, aliás, confirmou que continuará correndo com os pneus Firestone, que retornaram à Indy este ano depois de duas décadas de ausência, no próximo campeonato.
Com o acordo com a Arciero, a Toyota obtém o passe para ingressar na categoria e vai competir com os motores Ford/Cosworth, Mercedes e Honda.
O regulamento da Indy exige que cada novo fabricante tenha motores disponíveis para, pelo menos, duas equipes.
O outro time que correrá com os propulsores Toyota será a AAR (All-American Drivers), do ex-pilotos Dan Gurney, que entrará na Indy em 96.
Gurney foi um dos primeiros pilotos norte-americanos a correr na Fórmula 1 e chegou a montar uma equipe, a Eagle, na categoria.
Depois, voltou aos EUA e se tornou um dos maiores fornecedores de carros de corrida no país.
A nova equipe, além de trazer o motor Toyota, também usará um chassi de fabricação própria.
O protótipo passa atualmente por testes no túnel de vento, que serve para verificar o comportamento aerodinâmico do carro, simulando situações de reta e curvas.
"Estamos fazendo diferentes simulações para observar como o carro se sairia em pistas ovais e em circuitos de rua", contou Dan Gurney.
A AAR tinha em seus planos disputar cerca de três provas da Indy ainda em 95, mas como o regulamento limita o número de testes das equipes que participam do campeonato, a equipe optou por adiar o ingresso.
(MT)

Texto Anterior: Decisão sobre o GP do Brasil pode sair hoje
Próximo Texto: Nova ordem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.