São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem participação ativa em feiras alemãs

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Com cerca de 300 expositores em um total de 33 feiras, o Brasil é o "número 1" entre os países da América do Sul nas feiras alemãs, segundo Eike Markau, presidente da Messe Frankfurt (empresa organizadora das feiras de Frankfurt, Alemanha).
Em entrevista na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Markau disse que os empresários alemães vêem com "otimismo" as perspectivas econômicas do Brasil.
"Para nós, o gigante sul-americano não caiu no roldão do efeito tequila", afirmou. "Achamos que o Brasil vai continuar a trilhar o caminho da abertura para os mercados externos", disse.
Markau, responsável pela organização de feiras -que estão entre os instrumentos de marketing mais usados na Europa-, disse que considera o Brasil "engajado" no setor de feiras, destacando as feiras internacionais especializadas, que exercem o papel de intermediação entre a indústria e o comércio.
Markau disse que as 14 maiores feiras especializadas do mundo são realizadas em Frankfurt. Segundo ele, mais de 31 mil empresas expositoras e mais de 1,1 milhão de encarregados de compras do setor comercial participam, anualmente, das 17 feiras especializadas internacionais de Frankfurt.
Somando os dados de feiras dedicadas ao público -entre elas o Salão Internacional do Automóvel-, o número de expositores chega a 40 mil empresas e cerca de 2,7 milhões de visitantes.
Markau disse que pesquisas mostram o efeito positivo das feiras nos resultados das empresas expositoras: "Em média, 30% de seu faturamento anual provêm da participação em nossas feiras".
Segundo dados da Messe Frankfurt, o número de visitantes brasileiros nas feiras de Frankfurt triplicou no últimos dez anos.

Texto Anterior: Paraguai vai aceitar cheque pré-datado
Próximo Texto: Bolsas de Valores continuam em queda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.