São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Golden Kidd

FÁBIO SORMANI

A fase de classificação da NBA está perto de seu final. Nesta altura do campeonato já começam as especulações sobre quem será o MVP (melhor jogador) da fase de classificação e igualmente sobre o "rookie of the year", ou seja, o melhor novato da temporada.
Gostaria de falar sobre os debutantes da NBA.
Os norte-americanos se derretem com Grant Hill, o ala do Detroit Pistons, aquele mesmo garoto que em fevereiro passado obteve a façanha de ser o jogador mais votado para o "All-Star Game" em seu primeiro ano de liga, o que nem mesmo Michael Jordan conseguiu. Penso que Hill, terceiro "draft" do ano passado, é fortíssimo candidato a "rookie of the year".
Se pudesse votar, daria o prêmio para Jason Kidd, o armador titular do Dallas Mavericks, "draft" número 2. Por quê? Vamos lá:
a) Na temporada passada, o Detroit terminou a fase de classificação com 20 vitórias e 62 derrotas; nesta, a franquia -sem contar a rodada de domingo e ontem- já somou 27 vitórias contra 47 derrotas. Hill adicionou sete triunfos ao Pistons, último colocado da Divisão Central, 25ª campanha da liga, provável ausente dos playoffs;
b) O Dallas fez a seguinte campanha na temporada 94/94: 13 vitórias contra 69 derrotas, a pior performance da NBA; nesta, o time já tem 33 vitórias contra 40 derrotas. Jason entrou e acrescentou 20 vitórias. O Mavericks ocupa a penúltima colocação na Divisão do Meio-Oeste, mas tem a 17ª campanha da liga e briga para chegar aos playoffs.
O fato é que, ao contrário do que se previa quando a temporada começou, Hill não acrescentou muito ao Detroit, que conta, aliás, com um dos melhores jogadores da NBA, o armador Joe Dumars. Jason, de quem se esperava menos, fez do Dallas -um time sem qualquer jogador de expressão como Dumars- uma equipe bem melhor.
Ele deu mais consistência ao time, que hoje tem personalidade em quadra, ao contrário de algumas temporadas atrás. Além disso, Jamal Mashburn e Jim Jackson, tidos como os dois craques do time, cresceram muito de produção. Os dois terminaram a temporada passada com média de 19,2 pontos por jogo; nesta, Jim tem 25,7 pontos de média e Jamal, 24,1.
Na semana que passou, Kidd fez dois "triples-doubles", que é quando um jogador ultrapassa a marca de dez em três ranqueamentos do basquete, como pontuação, assistência, rebote, bloqueio e roubos de bola. É o único "rookie" nesta temporada a bisar um "triple-double".
Com base nestes números, em quem você votaria?
Ah sim: Glenn Robinson, o "draft" 1, adicionou nove vitórias ao Milwaukee, mas é o campeão de erros do campeonato. Pode, no entanto, levar o time aos playoffs. Corre por fora.

Texto Anterior: 'Fiz o que tinha que ser feito', diz médico
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.