São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas usam UD para exibir importados

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento nas alíquotas dos produtos importados de 32% para 70% fez com que várias empresas utilizassem a 46ª UD (Feira Internacional de Utilidades Domésticas) apenas para exibição de produtos. Muitos dos importados expostos neste ano não têm preço para o mercado brasileiro nem previsão de chegada ao país.
Segundo Jair Saponari, 48, diretor da feira, os importados representam 10% dos 1.200 lançamentos da UD deste ano.
"A apresentação dos produtos é mera curiosidade. Os comerciantes não estão esperando retorno com isso", afirma.
Uma das novidades apresentadas é o CD-I da Philips, um aparelho de CD "interativo".
O aparelho é comandado por um controle remoto e reúne gráficos, imagens digitais, música, desenho animado e locução.
O CD também pode reproduzir filmes de longa-metragem. Segundo a Philips, a previsão é de colocá-lo no mercado até o final do segundo semestre.
A Bosh resolveu apostar numa linha de importados para a cozinha. Um dos exemplos é o Ceramic Cooktop, um fogão de vidro e cerâmica que ocupa pouco espaço e é fácil de limpar.
A empresa não tem idéia de quando poderá importar o produto e nem de quanto ele custaria para o consumidor brasileiro.
Os importados de Taiwan também estão presentes na UD. Segundo Jenny Wang, 32, representante da Kuo Horng Electric Ind. Co. na feira, o mercado da empresa no Brasil foi muito prejudicado pelo aumento das alíquotas.
"O Brasil tem capacidade para absorver importados e nacionais. Essa proibição priva o consumidor de conhecer coisas novas e faz com que a indústria nacional pare de querer melhorar para competir com os produtos de fora", afirma.
Segundo Wang, as exportações da empresa para o Brasil tiveram que ser reduzidas pela metade e não há previsão para normalização. A empresa traz para o país produtos eletrodomésticos, como cafeteiras, processadores de alimentos e purificadores de ar.
UD - De 6 a 16 de abril. Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi. Horário: de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h. Sábados, domingos e feriados das 13h às 22h. Ingressos: R$ 5 (adultos) e R$ 3 (crianças de 5 a 12 anos).

Texto Anterior: Sede de poder
Próximo Texto: Valor de adicionais de trabalho é tributável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.