São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacote de apoio a iene sai sexta

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os partidos da coalizão governista do Japão se reuniram ontem para detalhar o pacote de medidas econômicas para frear a alta do iene e estimular a economia, que será anunciado amanhã.
A expectativa é de que as medidas incluam uma redução da taxa de juros (hoje de 1,75% ao ano) e normas de desregulamentação da economia. O governo japonês poderá também aumentar significativamente seu orçamento para estimular a demanda interna e aumentar as importações. O superávit comercial japonês alcançou US$ 130 bilhões no ano passado.
Economistas americanos duvidam que o pacote a ser anunciado surta grandes efeitos, dada a resistência do governo japonês em abrir sua economia.
A prioridade imediata do Japão deve ser reduzir suas taxas de juros a zero, declarou Rudiger Dornbusch, professor de Economia do MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Para ele, a desregulamentação levará anos para ter efeitos na balança comercial japonesa, enquanto que uma queda nos juros propiciaria uma imediata valorização do dólar.

Texto Anterior: Valor de adicionais de trabalho é tributável
Próximo Texto: ONGs contra a corrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.