São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

200 povoados flutuantes ocupam o lago Inle

CLAUDIO WAKAHARA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Localizado na porção sul do Estado de Shan, o lago Inle abriga cerca de 200 povoados em seus domínios, a maioria deles da etnia intha, cujo nome significa "filhos do lago".
A partir de Nyaung Shwe, uma bem-estruturada rede de canais conduz o visitante a um mundo de povoados, pagodes, monastérios e mercados flutuantes.
Os famosos "pescadores de uma perna só" que habitam o lago devem sua exótica denominação à técnica por eles desenvolvida de remar com o auxílio de uma de suas pernas que fica, desse modo, dissimulada sob o remo.
Phaung Day U, gigantesco pagode que parece flutuar em meio ao lago, é um dos três principais templos budistas de Myanma.
Em seu interior localizam-se cinco imagens do Buda datadas do século 12, desfiguradas pelo revestimento excessivo de folhas de ouro ao longo dos séculos pelos fiéis.
Atrás do templo há um mercado que vende uma variada seleção de têxteis produzidos manualmente em seda e algodão.
O vizinho monastério de Nga Hpe Chaung, o viajante será agraciado com farta porção de chá e "mandiopãs" gigantes naturais.
(CW)

Texto Anterior: Conflitos étnicos isolam regiões birmanesas
Próximo Texto: Tailândia é escala inicial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.