São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha foi palco de memoráveis combates

DA REPORTAGEM LOCAL

A história de Itaparica -que em tupi-guarani significa "cerca de pedras"- começa em 1552, quando o governador-geral Tomé de Souza doou a ilha em sesmaria ao conde de Castanheira, poderoso ministro na corte de d. João 3º.
O primeiro núcleo de povoamento foi fundado pelos jesuítas, em 1560. Os padres ergueram uma igreja sob a evocação do Senhor de Vera Cruz.
Itaparica foi palco de muitos combates. Em 1587, ali desembarcaram naus inglesas, comandadas por Withrington, corsário que assolou toda a costa brasileira no primeiro século de sua descoberta.
Em 1600, chegaram os holandeses. Voltaram a atacar em 1622 e em 1624. Ambas as lutas ocorreram em Ponta da Cruz (hoje Ponta das Baleias).
Em meados do século 16, a ilha vivia da plantação de cana-de-açúcar e da criação de gado. Nos séculos 17 e 18 a sua maior atividade foi a pesca da baleia.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município foi criado com território constituído pela ilha do mesmo nome, e desmembrado de Salvador, em 25 de outubro de 1831. No dia 30 de julho de 1962, a ilha passou a ter dois municípios: Itaparica e Vera Cruz.

Texto Anterior: Descolados vão à Penha
Próximo Texto: Viagens literárias também passam pela região
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.