São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ave rara se reproduz de novo no habitat natural

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Pesquisadores constataram na fazenda Macedônia (região do Vale do Aço, em Minas Gerais) o nascimento do mutum-do-bico-vermelho no seu habitat natural, a mata atlântica. É a primeira vez que a ave se reproduz fora do cativeiro desde 1991.
Há duas décadas, não havia registros de reprodução do mutum-do-bico-vermelho em seu habitat. Típica da região Sudeste, a ave é considerada em extinção.
A reprodução do mutum-do-bico-vermelho é resultado do Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção.
O projeto é desenvolvido pela Crax-Sociedade de Pesquisa da Fauna Silvestre (entidade não-governamental que há 20 anos estuda o mutum-do-bico-vermelho), em parceria com a empresa Cenibra (Celulose Nipo Brasileira).
A fazenda Macedônia é uma reserva de mata atlântica da Cenibra, com cerca de 3.000 hectares (pouco mais que a área da ilha de Fernando de Noronha).
Depois de reproduzidos e criados no centro de pesquisa da Crax, 30 casais da ave foram colocados, em 1991, em um viveiro na fazenda Macedônia e seis meses depois soltos na mata.
Passados pouco mais de três anos, os biólogos identificaram as primeiras crias, embora não saibam o número exato de novas aves na reserva. "Isso mostra a readaptação da espécie. O trabalho dos pesquisadores está no caminho certo", afirmou o gerente de Política e Desenvolvimento Ambiental da Cenibra, Rivelli Magalhães.

Texto Anterior: Fogo destrói prédio da Polícia Militar gaúcha
Próximo Texto: Rompendo com a cultura do silêncio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.