São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil estréia hoje no Mundial de juniores

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

A seleção brasileira estréia hoje no Campeonato Mundial de juniores contra a Síria, equipe mais polêmica entre as 16 participantes.
A partida começa às 17h15, horário local, 11h15 em Brasília. Será realizada no estádio Khalifa, na cidade de Doha, capital do Qatar (país do Oriente Médio).
O Brasil busca seu quarto título mundial. A Síria, campeã asiática, tenta evitar uma goleada do atual campeão (os brasileiros venceram o campeonato de 93, na Austrália).
A idade dos jogadores sírios é a maior controvérsia até agora do Mundial. "Parecem avôs dos atletas de outras seleções", segundo a agência de notícias "Efe".
O limite de idade para o Mundial de juniores é de 19 anos até a data da competição. Os 18 atletas do Brasil têm entre 17 e 19 anos.
"A grande vantagem dos sírios é a força física", disse ontem à Folha, por telefone, o técnico do Brasil, Jairo Leal.
Ele negou-se a comentar a polêmica sobre a idade dos sírios. "Se a Fifa (entidade que dirige o futebol mundial) aceitou as inscrições, nós temos que respeitar."
O técnico sírio, Mohamed Arafat, negou falsificação nas certidões de nascimento.
A África negra tem a maior tradição de "gatos" (jogadores com idade real maior que a declarada para atuar em torneios de jovens).
Mas uma das principais punições dos últimos anos foi ao México. O país foi suspenso por dois anos em competições internacionais por usar atletas em idade irregular num torneio de jovens. Por isso, ficou fora da Copa de 90.
Jogadores brasileiros e sírios estão hospedados no mesmo hotel, em Doha, onde ficam 13 seleções.
A delegação brasileira só tem uma hora por dia livre para passear. "Os garotos estranham as mulheres que cobrem o rosto com véus, uma tradição muçulmana do país", contou Jairo Leal.
O Brasil integra o Grupo A do torneio, ao lado de Síria, Rússia e Qatar. Dois times se classificam para a segunda fase.
No total, há quatro grupos com quatro seleções cada. Além das seleções do grupo do Brasil, participam do Mundial as seguintes:
Burundi, Chile, Espanha, Japão, Argentina, Holanda, Honduras, Portugal, Alemanha, Austrália, Camarões e Costa Rica.

BRASIL
Fábio Noronha; Dedimar, Fabiano, Marcelo e Leonardo; Zé Elias, Élder, Claudinho e Gláucio; Reinaldo e Caio. Técnico - Jairo Leal.

SÍRIA
Abdul Kader; Kabanni, Mouna, Abbas e Jabban; Azizi, Refai, Jokhadar e Thled; Boshi e Kurdachli. Técnico - Mohamed Arafat.

Local... estádio Khalifa (cidade de Doha)
Horário 11h15 (em Brasília)
Árbitro Alain Sars (França)
NA TV Ao vivo, às 11h15, e VT, às 20h, na Bandeirantes

Texto Anterior: Secretaria de Esportes premiará a Portuguesa
Próximo Texto: Mundial é 'vitrine' de atletas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.