São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programe-se para não perder o bacalhau

RENATA FRANCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Programe-se para não perder o bacalhau
Aqueles que não abrem mão de um bom bacalhau na Semana Santa devem se preparar para um dilema. As opções são muitas, assim como os preços (veja algumas opções em quadro ao lado). Algumas casas até criaram cardápios diferenciados para a ocasião.
É o caso do Antiquarius, que inclui em seu menu o bacalhau à moda antiga. Neste prato, o peixe fica no leite de um dia para outro, quando então é assado com batata, azeite, cebola e alho.
Para este ano, as sugestões de Maria Tereza, proprietária do Tradicional Marquês de Marialva, são: o bacalhau na cataplana (cozido no vapor, com vinho, tomates e batatas) e o Marialva (desfiado com molho bechamel, cenoura picada e creme de leite).
Já o Bocage preparou um cardápio especial para o almoço do domingo de Páscoa, que inclui caldo verde, bife à Nicola (grelhado com molho de mostarda e batatas) ou salmão à Bocage (gratinado com molho branco e champignon) e uma sobremesa a escolher. O cliente também terá direito a uma taça de vinho. O preço é de R$ 35,00 por pessoa.
Para hoje e amanhã, o proprietário Toninho sugere o bacalhau à Fernando Pessoa (desfiado com batatas cozidas, cebolas, camarão, creme de leite, queijo Roquefort) e a promoção da casa: o tradicional Gomes de Sá, com batatas, cebola e ovo cozido.
No Alfama dos Marinheiros, o peixe vem grelhado com batatas cozidas com a casca e abertas ao meio, molho frito no azeite, vinagre e louro.
Para os que apreciam a culinária espanhola, o Fuentes oferece seu tradicional bacalhau à espanhola (com molho de tomate, batata, grão-de-bico e pimentão). Já o Dalí vai ter o bacalhau à Ilauna (que quer dizer chapa). O peixe é cozido no forno com cebola, tomate, pimentão e vinho.
Com preços mais convidativos, o Sacurita's preparou sete tipos de bacalhau para a Semana Santa. Dentre as alternativas estão o nas porradas, em que postas de lombo de bacalhau são assadas no vinho branco e azeite de oliva e acompanhadas de batata socada, pimentão e azeitona; e o em camadas (lascas de bacalhau sobre o purê de batata, entremeadas com cebola, gema de ovo, pimentão e azeitona).
Também em conta e com receitas mais tradicionais, o restaurante Parreirinha oferece as opções à Parreirinha (grelhado com legumes, no alho e óleo) e à portuguesa (cozido com batata, brócolis, cebola e ovo). Os dois custam R$ 30,00 e servem duas pessoas.

Texto Anterior: Charme 1; Charme 2; Charme 3
Próximo Texto: Cidade oferece outras opções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.