São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ceará lança programa de incentivo ao cinema

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB), apresentou anteontem ao empresariado cearense os "certificados de audiovisual" do filme "Corisco e Dadá", dirigido por Rosemberg Cariri.
Amparados na Lei do Audiovisual, elaborada no governo Itamar Franco, os certificados garantem aos empresários que investirem no filme um abatimento de 1% a 3% no Imposto de Renda.
Segundo o ministro da Cultura, Francisco Weffort, os certificados transformam os investidores em sócios do filme, tendo direito de participar dos possíveis lucros.
Segundo o secretário de Cultura do Ceará, Paulo Linhares, a "venda" dos certificados será feita pela estrutura do Banco do Estado do Ceará. Foram colocados à venda R$ 270 mil em certificados.
Jereissati enviou à Assembléia Legislativa um projeto que concede abatimento de 1% a 3% nas cotas do ICMS de empresas cearenses que investirem em projetos culturais.
Segundo Jereissati, o apoio ao filme de Cariri e o lançamento de uma programação comemorativa do centenário do cinema "fazem parte de um esforço para transformar o Ceará num pólo de produção cinematográfica".
Segundo Linhares, o governo criou um "bureau" responsável por atrair produções na área de cinema, TV e vídeo. Até o final do ano, está prevista a realização de oito filmes no Estado.
Diretores como Norma Benguel, com "O Guarani", Wálter Lima Júnior, com "A Ostra e o Vento", e Augusto Ribeiro Júnior, com "O Quinze", já confirmaram as locações no Estado.
Linhares disse que desenvolve um tipo de ação cultural semelhante ao modelo "film-comissions", praticado nos EUA, no qual o Estado entra como mobilizador da iniciativa privada na formação da infra-estrutura para as produções.
"Como não temos dinheiro, nós conseguimos apoio dos hotéis, restaurantes, agentes de viagens e da iniciativa privada para baratear os custos das produções que são feitas aqui", diz Linhares.

Texto Anterior: Século 18 sai em 96
Próximo Texto: Festival de cinema abre inscrições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.