São Paulo, sábado, 15 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aleluia! Menos ovo e mais galinhagem!

JOSÉ SIMÃO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Toda Semana Santa é tudo igual. Essa é a história da Semana Santa: o leão comeu o cristão, o cristão comeu o bacalhau e foram todos pra praia. Só que esse ano mudaram o curso da história: foram todos pra montanha! Tomar sol na janela do carro. Tamanho o engarrafamento!
E eu sei que não é hora para blasfêmias, mas o escritor romeno Céline disse que se Cristo em vez de morrer na cruz tivesse morrido num sofá a gente não estaria sofrendo até hoje. Tava livre do sentimento de culpa. E do preço do bacalhau. E dos filmes de vida de Cristo!
Não há Cristo que aguente mais filme de Cristo. Nem Cristo. Aliás, diz que quando Cristo na cruz viu a equipe econômica, vulgo Turma da Mônica, ele disse "Pai, perdoai, eles não sabem o que fazem". Nunca souberam! Respondeu o pai. Rarará!
Tá no ar mais uma calúnia do Macaco Simão! Trabalhando no feriadão. Se preguiça matasse eu já tava no chão!
E tem uma amiga minha que só gosta de assistir filme de Cristo pra ficar olhando as pernas dos guardas. "Santa é semana, não eu". De santa basta a semana!
E eu sou do tempo em que Cristo só aparecia de costas em filme mexicano de cinema do interior. Até que veio Nicholas Ray em "Rei dos Reis" que passou ontem e Cristo virou para as câmeras. E era louro, alto e olhos verdes. Só não era mauricinho como o Kevin Costner.
E hoje em dia já tem Cristo pra tudo quanto é gosto: romântico, revolucionário, homoerótico, realista, sexy. Aliás, Cristo muda de canal, mas o texto é sempre o mesmo!
Páscoa 95! Menos ovo e mais galinhagem. Chega de ovo! Tô com over de ovo! O povo enlouqueceu. Não sobrou nem ovo quebrado. O Pão de Açúcar parecia Sarajevo após um bombardeio. Turba alucinada rapa até os ovos. E hoje só amanhã. Vai indo que eu não vou. Eu acelero mas não sou máquina!

Texto Anterior: Mercado dos EUA produz cultura X
Próximo Texto: Profetizo que Ciro será presidente em 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.