São Paulo, sábado, 15 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tchetchênia resiste a nova ofensiva de tropas russas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Rebeldes separatistas da Tchetchênia repeliram um ataque russo ao seu último reduto, na base de Bamut (35 km a sudoeste da capital tchetchena, Grozni).
Segundo a agência "Interfax, as tropas russas "se retiraram para sua posição original para salvar seus próprios homens.
A TV russa disse que quatro soldados morreram e mais de dez ficaram feridos no assalto a Bamut, base fortificada construída pela antiga União Soviética.
A captura de Bamut daria às tropas russas controle sobre todas as áreas férteis e industrializadas no norte e centro da Tchetchênia.
Liderados por Djokhar Dudaiev, os separatistas declararam a independência da república tchetchena da Rússia em 1991. A independência nunca foi reconhecida.
Em 11 de dezembro passado, a Rússia invadiu a república para debelar a rebelião separatista.
Mais de 2.000 soldados russos morreram na ofensiva, duramente criticada na Rússia e no exterior.
Grozni e outras cidades foram completamente arrasados pelos bombardeios russos. Os rebeldes fugiram para posições no interior e começaram a instalar uma guerrilha nas montanhas.
Tchetchenos acusam soldados russos de massacrarem civis na aldeia de Samachki. A Cruz Vermelha relatou que tropas russas mataram pelo menos 250 pessoas, usando "força desproporcional.
Em Moscou, o Ministério do Interior revelou que foi substituído o comandante dos soldados russos na região.
Observadores denunciam que a Rússia pretende sufocar a rebelião na Tchetchênia antes de receber a visita de autoridades internacionais para o desfile comemorativo da vitória aliada na Segunda Guerra, no início de maio.

Texto Anterior: Combates ameaçam negociações entre governo e rebeldes tadjiques
Próximo Texto: Papa divide Via Crucis com fiéis não-católicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.