São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados querem derrubar veto de pagamento só em bancos estaduais

DA REPORTAGEM LOCAL

Um projeto que pode complicar a vida dos contribuintes paulistas e aliviar a situação financeira do Banespa causou o primeiro choque entre o governador de São Paulo, Mário Covas, e os deputados da Assembléia Legislativa do Estado.
Covas vetou, na semana passada, projeto que dava ao Banespa e à Nossa Caixa (os dois bancos do Estado) exclusividade no recolhimento do ICMS das empresas.
O projeto, aprovado em março (na antiga legislatura) por unanimidade, reduz em 85% as opções dos contribuintes sobre onde recolher seus impostos. Banespa e Nossa Caixa têm apenas 1.200 agências no Estado, contra 6.900 dos bancos privados.
O Banespa e a Nossa Caixa ganhariam cerca de R$ 1,2 milhão a mais por mês ao tornarem-se exclusivos. O dinheiro representa o ganho financeiro que os bancos privados têm hoje entre o recolhimento e seu repasse ao Estado.
Nas duas próximas semanas os deputados pretendem derrubar o veto de Covas. O governo estadual e o PSDB, partido de Covas, prometem brigar para manter o veto.
"O projeto é uma maluquice completa. Enquanto o mundo procura soluções, os deputados querem colocar os contribuintes paulistas nas filas do Banespa e da Nossa Caixa", diz Clóvis Panzarini, coordenador de Política Tributária da Secretaria da Fazenda.

Texto Anterior: Deputado quer que Aristides investigue
Próximo Texto: Cem devedores dão prejuízo de R$ 1,5 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.