São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rock brasileiro perde glamour em livro

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Agora que bandas como Legião, Paralamas e Titãs já têm mais de dez anos de carreira, parece que elas finalmente começaram a ser levadas a sério. Isso se virar tema de mestrado for prova de ser levado a sério.
Os grupos brasileiros dos anos 80 são o objeto de "Retratos de uma Tribo Urbana -Rock Brasileiro", da antropóloga Goli Guerreiro. O estudo virou livro e foi lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia. O volume custa R$ 10,00.
A antropóloga analisa shows e letras de músicas de vários artistas, como Engenheiros, Barão Vermelho e Lobão. O mais legal para os fãs de rock é ler os trechos das músicas (são muitos e bem variados).
As análises devem interessar mais a quem não conhece bem as músicas e os grupos. As canções, quando analisadas antropologicamente, perdem muito da sua graça original.
A parte mais divertida é a abertura do livro, que mostra um show fictício dos Paralamas, Titãs e Legião, chamado "Green Rock Concert".
A antropóloga descreve todos os detalhes do show: os portões abertos, a multidão correndo, o movimento no posto médico e até quais as músicas tocadas.
É legal para lembrar dos shows das bandas e de suas músicas prediletas. Os shows são analisados como espaço de "idolatria e ritualização". Mas será que quem vai aos shows não sabe disso?

Texto Anterior: Colégio promove guerra anticigarro
Próximo Texto: ACORDES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.