São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esculturas de Rodin têm iluminação natural no Rio

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

A exposição de esculturas do francês Auguste Rodin será apresentada hoje para um grupo de convidados -entre eles, o ministro da Cultura, Francisco Weffort, e o embaixador da França no Brasil, Phillipe Lecourtier.
A exposição está montada na galeria Século 19 do Museu Nacional de Belas Artes (centro do Rio). São 58 obras -57 do Museu Rodin, em Paris, e uma do Museu de Arte Moderna do Rio.
Além disso, há um painel com 25 fotos do acervo do museu francês, mostrando o escultor trabalhando e algumas de suas obras.
A galeria Século 19 foi pintada em tons de areia para receber as esculturas. Foi escolhida pelo diretor do Museu Rodin, Jacques Vilain, por ter iluminação natural (parte do teto é de vidro).
Segundo Vilain, Rodin não gostava que suas obras recebessem iluminação artificial. Por isso, as luzes do MNBA só serão acessas no final da tarde.
Outro pedido da direção do museu francês foi para que as paredes da galeria ficassem vazias.
Como nelas estão expostas três obras de grande porte que não podem ser retiradas sob o risco de serem danificadas, elas foram cobertas por tapumes de madeira da mesma cor das paredes.
Os três quadros cobertos são "Bandeirantes", de Henrique Bernadelli, "Sertanejas", de Antônio Parreiras e "Fuga para o Egito", de José Ferraz de Almeida Junior.
A mostra abre ao público na quarta-feira às 10h e fica no Rio até o dia 28 de maio. Os ingressos para a exposição custam R$ 2.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Beastie Boys tocam amanhã no Olympia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.