São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desaceleração; Fora do alvo; TJLP; Dinheiro do FAT; Café desamparado; Poucos negócios; Avaliação; Queda; Vegetais caem mais; Na ativa; Estoque para arroz; Menos farelo; Produtor sem pressa; ACI em Brasília; Diminui poder de compra

Desaceleração
As vendas de máquinas agrícolas somaram 4.214 unidades em março, 6,41% mais que no mesmo mês de 94, segundo a Anfavea. O percentual é inferior à projeção feita pelo setor para o ano todo (aumento entre 10% e 15%).

Fora do alvo
Girando suas armas contra a TR, os ruralistas espalharam estragos além do alvo inicial. Uma das vítimas do trator ruralista foi a Finame Agrícola.

TJLP
A Finame (crédito para a compra de máquinas) tem como corretor desde dezembro passado a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), estabelecida atualmente em torno de 23% ao ano, bem abaixo da TR.

Dinheiro do FAT
A adoção da TJLP foi possível porque a Finame recebe dinheiro do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), cujos recursos não são corrigidos pela TR.

Café desamparado
Também está paralisada a liberação de R$ 100 milhões do Funcafé, destinados ao financiamento da pré-comercialização do café, em plena colheita.

Poucos negócios
Poucos negócios são realizados com arroz e milho, em consequência da suspensão dos financiamentos agrícolas no Banco do Brasil.

Avaliação
Na semana passada, a consultoria jurídica do BB avaliava se era retroativa a maio de 94 a decisão do Congresso sobre a correção dos empréstimos pelo mesmo índice usado nos preços mínimos.

Queda
Os preços recebidos pelos agricultores paulistas tiveram queda de 3,04%, enquanto os preços pagos (insumos e combustível) subiram 0,22%, de acordo com o IEA.

Vegetais caem mais
A maior queda foi observada nos preços dos produtos vegetais (3,62%). Os produtos animais contaram com redução de 2,01%.

Na ativa
Voltou a funcionar na semana passada o complexo de armazenagem de Rio Formoso, no Tocantins, com capacidade para estocar 39,3 mil t de grãos. O complexo estava desativado há nove anos.

Estoque para arroz
Os armazéns foram recuperados pela Conab e vão atender o Projeto Rio Formoso, com 22 mil ha irrigados para o plantio de arroz.

Menos farelo
Foi embarcado pelo porto de Paranaguá (PR) de janeiro até a semana passada 1,065 milhão de t de farelo de soja, cerca de 200 mil t a menos que o total embarcado em igual período de 94.

Produtor sem pressa
A diminuição dos embarques reflete o atraso na colheita e a falta de pressa dos agricultores em vender seus grãos. Eles aguardam uma alta dos preços.

ACI em Brasília
O presidente em execício, Marco Maciel, recebe amanhã, em Brasília, o presidente do board da ACI (Aliança Cooperativista Internacional), Lars Marcus.

Diminui poder de compra
Piorou a relação de troca dos principais produtos agrícolas em relação aos fertilizantes nas últimas quatro semanas, conforme o indicador Folha/Agroceres.

Texto Anterior: Agrishow exibe máquinas e equipamentos
Próximo Texto: Lobby ameaça coco nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.