São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários mantêm receios

GILBERTO DIMENSTEIN
DO ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

Os empresários saíram do almoço ontem no The Links favoravelmente impressionados com a disposição de reformas liberais do presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas ainda têm dúvidas sobre sua capacidade de dobrar o Congresso.
"Foi uma conversa franca e transparente", disse John Reed, presidente do Citibank, promotor do encontro junto com a Ford. O Citibank é o maior credor privado do Brasil.
Base
O próprio presidente Fernando Henrique admitiu estar enfrentando dificuldades em sua base de sustentação nos partidos, o que dificulta a velocidade das reformas e provoca temor em investidores estrangeiros.
"O encontro com empresários mostra como a imagem do Brasil está evoluindo", disse o chanceler Luiz Felipe Lampreia.
Segundo ele, os pedidos de entrevistas pela imprensa refletiriam esse interesse empresarial.
O que se colheu da impressão dos empresários é uma galeria de receios sobre, de um lado, os efeitos da crise mexicana e, de outro, a imagem de que Fernando Henrique Cardoso seria refém do Congresso Nacional.
Patentes
Mais uma vez, a questão das patentes veio à tona, trazida por representantes da indústrias farmacêutica, os setores mais agressivos devido à ausência da Lei de Patentes no Brasil.
Fernando Henrique tentou garantir que o Congresso em breve aprovaria a lei.
Mas os industriais ainda estão desconfiados de que leve muito tempo pela falta de organização do governo do Congresso.
A promessa de que as tarifas de importação voltariam a cair e, talvez, antes mesmo do tempo fixado de um ano, é aplaudida.
Mas consideram vaga, por falta de uma data anunciada e porque nem o próprio governo sabe exatamente quando a balança comercial voltará a ter saldos positivos.

Texto Anterior: Motta vê "masturbação sociológica" do governo
Próximo Texto: Brasil quer ONU dedicada ao social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.