São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz determina busca em casa de líder de seita

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

em Porto Alegre
O juiz Breno Beutler Júnior deferiu ontem o pedido de busca e apreensão na casa de Leonardo Albuquerque Machado, 30, em Porto Alegre (RS). Ele disse ser líder da seita "Astrum Aureum" (Estrela de Ouro, em latim).
O pedido foi feito pela delegada Ivone Catâneo, da Delegacia do Infrator, da Divisão para a Criança e o Adolescente. Ela disse que faria a busca hoje.
Catâneo prendeu Machado em flagrante na madrugada de domingo passado, durante um suposto ritual religioso com a participação de 23 pessoas.
A delegada disse que a maioria dos adolescentes que participaram do ritual de domingo passado era de classe média. Eles foram considerados vítimas e nenhum foi indiciado.
O juiz concordou com a procura de livros de magia negra e de drogas na casa de Machado, no bairro Medianeira (zona leste da cidade).
Machado está preso no Presídio Central de Porto Alegre. Um tio e um amigo dele se recusaram ontem a dar entrevista sobre o caso.
Ele foi indiciado por corrupção de menores, fornecimento de substância tóxica a menores, charlatanismo e ultraje ao pudor.
Em depoimento à polícia, ele negou que o ritual, em um mato à beira do rio Guaíba, tivesse drogas e sexo como ingredientes. A maioria das pessoas estava sem roupas.
Machado reconheceu, segundo a polícia, ter errado ao levar adolescentes (metade do grupo tinha entre 14 e 17 anos) para a reunião mística.
A polícia disse ter encontrado no local maconha, vinho, uísque, preservativos e uma revista pornográfica.
Segundo a delegada, que filmou o ritual, os jovens dançavam ao redor de uma fogueira e invocavam "o deus chifrudo para destruir o Vaticano".
A polícia começou a investigar Machado na semana passada a pedido da Coordenadoria das Promotorias Criminais, que ficou intrigada sobre um panfleto distribuído em escolas sobre um curso de "alta magia medieval". As aulas seriam dadas na casa de Machado.

Texto Anterior: Acidente mata um no interior de São Paulo
Próximo Texto: Educador morre em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.