São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Reformas salvam até anjo barroco

DA REPORTAGEM LOCAL

Peças de decoração não precisam ter valor histórico ou cultural para serem restauradas.
Os profissionais mais conhecidos da cidade garantem tratamento igual para um objeto com valor sentimental e quadros de artistas internacionais.
"Não sou um crítico de arte e não há peças que eu goste ou desgoste. Minha dedicação é a mesma quando restauro uma obra de Picasso e um quadro pintado pela avó de minha cliente", diz Renato Rinaldi, do Hospital de Quadros.
Claro que todas as peças passam por uma análise minuciosa antes de ser iniciado qualquer trabalho. O cliente tem então condição de decidir se o restauro vale a pena.
Apesar de nunca revelarem o quanto cobram por seu trabalho, os restauradores garantem que os preços são acessíveis.
Segundo Antonio Nardelli, da Luz 3, o valor cobrado pela restauração de lustres é, em média, 20% menor que um objeto novo.
"Tudo depende da peça e do trabalho. Há objetos que cobro R$ 100. Outros não saem por menos de R$ 2.000", disse a restauradora de cristais Sinara Trein de Aguiar.

Texto Anterior: Saiba onde restaurar suas velhas peças de decoração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.