São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micro ajuda a aprender idiomas

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Falar um idioma estrangeiro pode ser uma tarefa mais fácil e divertida com o auxílio de programas de computador para ensino de línguas. Lojas especializadas vendem esses produtos para quem quer estudar em casa.
Informática avaliou 11 programas, a maioria deles com recursos multimídia, tecnologia que reúne no computador imagens animadas, sons e textos no computador.
Em sua casa, o aluno pode estudar inglês, alemão, francês, espanhol e até japonês. O preço varia de R$ 45 a R$ 400.
Esse tipo de programa deve ser visto como aliado no aprendizado de um idioma e não como substituto de escolas especializadas ou professores.
Os programas em CD-ROM (disco que armazena videoclipes, sons e textos) são ricos em recursos. Por exemplo, trazem diálogos e cenas de vídeo de situações que o turista enfrenta durante viagens ao exterior.
Em alguns casos, as lições do CD reproduzem cenas cotidianas do viajante, incluindo chegada ao aeroporto, reserva de quarto de hotel a locação de carro e diálogos com vendedores em lojas.
Permitem também exercitar a pronúncia, pois a maioria dos programas traz recurso para gravar a voz e compará-la à fala correta.
A criançada também tem opções para tomar o primeiro contato com uma língua estrangeira. Os programas trazem ilustrações e usam exercícios de identificação.
LEIA MAIS sobre programas de idiomas na pág. 6-8

Texto Anterior: O NÚMERO; A FRASE; Escolas começam a adotar programas; Yázigi implanta CD para prática; A FRASE
Próximo Texto: "É uma opção", dizem pais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.