São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL cresce com infidelidade partidária

FLÁVIA DE LEON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PFL é o partido que mais cresce com a infidelidade partidária. Dos 14 deputados que mudaram de partido desde o início dos trabalhos do Legislativo, em fevereiro, quatro foram para o PFL.
No Senado, apenas três senadores mudaram de legenda. Destes, dois foram para o PFL, partido que conta hoje com 21 senadores e 92 deputados.
Os pefelistas lançaram recentemente o projeto PFL 2000, que prevê o crescimento do partido para obter maioria no Congresso.
O partido pode até mudar de nome para atingir este objetivo, trocando o "F" de frente pelo "S" de social.
Na Câmara, são novos pefelistas os deputados Wilson Cunha (SE), Ayres da Cunha (SP), Couraci Sobrinho (SP) e João Mellão Neto (SP). No Senado, José Bianco (RO) e Romero Jucá (RR) aderiram à essa legenda.
Circunstancial
José Bianco, um dos fundadores do PFL em Rondônia, foi eleito pelo PDT. "Minha filiação ao PDT foi circunstancial. Foi simplesmente por causa da eleição", disse o senador.
Apesar da revelação de que trocou de partido com finalidade exclusivamente eleitoral, Bianco afirmou ser favorável à fidelidade partidária.
"Sou favorável, mas enquanto não tem...", disse. Para o senador, se a reforma na Lopp (Lei Orgânica dos Partidos Políticos) colocar o assunto em discussão, seu voto será pela adoção da fidelidade.
O deputado Affonso Camargo (PR), que deixou o PPR e está sem partido, também deve se filiar ao PFL. Camargo afirmou que deixou o PPR porque o partido abriga o maior crítico do Plano Real, o deputado Delfim Netto (SP).
"Respeito as posição do deputado (Delfim), mas meu eleitorado é favorável ao plano", disse Camargo. O deputado está aguardando a convenção extraordinária do PFL, marcada para 30 de junho próximo, para definir sua filiação.
Nessa convenção será aprovado o novo programa do partido. Camargo também é favorável à existência da fidelidade partidária. "Mas para isso é preciso que existam partidos. Eu vivo essa realidade de partidos frágeis", disse.
O deputado João Mellão Neto (SP), ex-ministro do Trabalho (governo Collor, 90-92), deixou o PL, ao qual era filiado desde 88.
Mellão justificou a troca dizendo que o PFL tem um "trabalho grande para ter consistência ideológica" (o novo programa).
Outro que deixou o PL foi o deputado Vicente Cascione (SP). Ele se filiou ao PTB para poder "trabalhar". "Eu saí do PL porque havia a perspectiva de o partido implodir. A tendência é acabar com os partidos pequenos", disse.
"Agora sou vice-líder do partido, sou membro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e ainda participo da comissão que analisa o monopólio do petróleo e a da reforma política".
O deputado criticou os partidos existentes. Disse que eles não ouvem seus filiados, e as candidaturas nascem de cima para baixo.
"Os partidos são pequenas tribos lideradas por poucos caciques", afirmou Cascione.
Na rota contrária à de Mellão e Cascione, o deputado Luiz Buaiz (ES) deixou o PDT e foi para o PL. Buaiz disse que sua intenção é participar de um bloco multipartidário para as eleições municipais do próximo ano. "Me senti um estranho no ninho do PDT", disse
Para Buaiz, a fidelidade partidária não será aprovada pelo Congresso. "No Brasil não há partidos com programa e doutrina. As pessoas se agrupam por suas afinidades pessoais", disse.
Para ele, só com a reestruturação dos partidos e mudança na legislação eleitoral é que os políticos poderão pensar em ser fiéis às legendas pelas quais se elegeram.

Texto Anterior: PDT insiste na desvinculação com o INSS
Próximo Texto: Partido pode se tornar um "Arenão"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.