São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Corrida de jegue reúne 2.000 em Pinheiros

DA REPORTAGEM LOCAL

Parte da avenida Henrique Schaumann, em Pinheiros (zona oeste), deu lugar a uma curiosa disputa ontem pela manhã.
Quinze jegues participaram de uma corrida num circuito improvisado de 600 metros na avenida, entre as ruas Cardeal Arco Verde e Teodoro Sampaio.
O evento, promovido por uma gravadora e uma rádio de São Paulo, foi uma homenagem ao cantor e compositor Genival Lacerda, 65. O último sucesso de Genival Lacerda é a música "Rock do Jegue", que também foi usada para a campanha publicitária de uma grife de roupas para jovens.
Os organizadores pretendem tornar o evento parte do calendário oficial do mês de abril da Secretaria Municipal de Cultura.
Para conduzir os animais na corrida foram convidados os humoristas João Kleber e Pedro de Lara, o cantor e compositor Laert Sarrumor e o ator Marcos Manzano. Segundo a Polícia Militar, 2.000 pessoas assistiram à 1ª Corrida de Jegues de São Paulo. Os organizadores esperavam um público de 5.000 pessoas.
Foram trazidos 25 animais de uma fazenda de Lorena (185 km a nordeste de São Paulo) pelo veterinário Marcos Cerbino, 29.
Apenas 15 jegues participaram das quatro etapas da corrida. Os demais ficaram apenas expostos na calçada da avenida.
"O nome jegue é mais conhecido no Nordeste. Em São Paulo, chamamos de jumento, que é um animal com porte um pouco menor que o de um cavalo", disse Cerbino. Segundo ele, o jumento é criado para gerar o burro ou a mula, que são animais mais indicados para o trabalho pesado da lavoura.
A estudante Erika Atie, 15, achou a brincadeira "diferente".
"Só vi esse tipo de corrida em Natal (RN)", disse a estudante.

Texto Anterior: Avenida deve ficar interditada por três meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.