São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procura-se o rock desesperadamente

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Onde anda o bom e velho rock'n'roll? Os discos continuam vendendo. Os shows continuam lotados. Mas, quando você liga o rádio, só escuta o bate-estaca da dance music ou o baticum do pagode.
Em dezembro os roqueiros paulistas ficaram órfãos. A 97 FM, antes "rádio rock", mudou de programação. Virou dance. Restaram as tradicionais 89 FM e Brasil 2000, que continuam fiéis ao bom barulho.
Segundo o diretor artístico da 97, Lélio Teixeira, a rádio mudou de programação porque o rock, segundo ele, não é viável comercialmente. "O rock passa por uma fase crítica no mundo inteiro. Hoje para ter ouvintes é melhor tocar dance", diz.
Rita Talermi, programadora da 89, discorda. "O público de rock é fiel. Dance music é descartável", diz. A rádio toca rock há dez anos e, segundo números do Datafolha, ocupa o 10º lugar de audiência.
Os produtores do programa recifense "Mangue Beat" também acreditam no rock como filão. O programa estreou em janeiro e já é o campeão em número de ouvintes no horário em que vai ao ar, das 20h às 21h, diariamente.
O programa segue os mandamentos do movimento "Mangue Beat" -que projetou bandas como Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S.A.. Ou seja, muita informação e variedade.
Ele vai ao ar pela rádio Caetés FM, que antes só tocava grandes sucessos, de segunda a sexta.
"O programa dá certo porque tem um monte de gente interessada em ter informação", diz Renato L., um dos programadores do "Mangue Beat".
Renato costuma misturar Racionais com Nirvana e Jackson do Pandeiro com Planet Hemp. Isso sem deixar de dar espaço para as novas bandas do Recife.
Iniciativas assim não são privilégio dos pernambucanos. A rádio Felusp, de Porto Alegre, também está investindo pesado em bandas novas.
Todas as segundas-feiras, às 20h, vai ao ar o programa de rock "Segunda Sem Lei". A repercussão tem sido tão boa que a rádio vai lançar, junto com o selo Banguela, da Warner, uma coletânea com quinze bandas gaúchas que tocam no programa.

Texto Anterior: CD mostra o melhor da deprê dos anos 80
Próximo Texto: Rio ganha nova "rádio rock"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.