São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Cláudio Edinger mostra seu olhar intimista sobre a "velha Cuba"

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quando era estudante, na década de 70, o fotógrafo carioca Cláudio Edinger, 42, sonhava em conhecer Cuba. Naquela época, modelo de socialismo para muitos universitários.
Há três meses, o fotógrafo esteve na ilha de Fidel Castro a serviço da revista "Time" e o sonho, acalentado por um projeto pessoal, ganhou formas e texturas.
As imagens, agora enfatizadas por um modelo político decadente, resultaram em 36 fotos, que Edinger expõe, a partir de amanhã, na galeria Fotoptica.
O local escolhido para fotografar foi Havana Velha, antigo bairro histórico da capital cubana, que, para ele, representa um microcosmo do que é o país.
No cotidiano do bairro, descobriu e retratou o aposentado que vigia o movimento de um quarteirão, em nome do Conselho de Defesa da Revolução Castrista.
Mostrou as famílias que vivem aglomeradas em um quarto e que, para aumentar o salário de US$ 5, saem às ruas para vender sanduíches e pizzas, que fazem em casa.
O fotógrafo demonstra o senso de improvisação e a dramática condição de penúria através da visão intimista, aliás, uma característica básica de sua linguagem fotográfica.
As cenas manifestam a simplicidade das expressões e dos gestos, e as poses parecem retomar a antiga tradição dos retratos.
Dessa forma, também registrou a singela espontaneidade da moça no "Paseo del Prado", local turístico que procura imitar "Las Ramblas", de Barcelona, na Espanha, cercado por lojas, bares e restaurantes.
Edinger acentuou as cores fortes, como o vermelho, o azul e o amarelo, sempre usando um flash com filtro de cor âmbar, que possui tom alaranjado.
O fotógrafo reside em Nova York (EUA) há dezenove anos e sua exposição faz parte do 2º Mês Internacional da Fotografia, promovido pelo NaFoto (Núcleo dos Amigos da Fotografia).

Exposição: Havana Velha/Retratos Cubanos
Fotógrafo: Cláudio Edinger
Onde: Galeria Fotoptica (r. Cônego Eugênio Leite, 920, tel. 011/280-5480)
Quando: de amanhã e até 19 de maio, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30
Entrada: franca

Texto Anterior: Vargas llosa reflete sobre suas criações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.