São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995 |
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Como montar uma agência de turismo? Oswaldo Henrique Nogueira Júnior - São Paulo, SP Existem dois tipos de agências: de viagens e de viagens e turismo -os chamados operadores. A primeira atua exclusivamente no turismo interno e a segunda está habilitada para fazer negócios em todo o mundo. A primeira condição é ter um contrato social registrado na Junta Comercial do Estado em que a empresa será instalada. O próximo passo, para que a agência seja regularizada, é o registro no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Apesar desse registro ter deixado de ser obrigatório, continua dando boa dose de credibilidade às agências. De posse deste registro, a empresa se credencia junto à Associação Brasileira de Agentes de Viagem e ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias -que vai autorizar a venda de passagens aéreas. O empreendimento pode funcionar em uma sala de 30 m2, com pelo menos duas linhas telefônicas, sendo uma delas para o fac-símile. O investimento inicial médio é de R$ 10 mil, necessários para as duas linhas telefônicas, o aparelho de fac-símile, móveis de escritório (mesas, cadeiras, calculadora, arquivos) e para divulgar o negócio no mercado. O faturamento mensal pode chegar a R$ 3.000. Mas, pode oscilar para mais ou para menos, dependendo da temporada. O lucro líquido deste negócio chega a 30% do faturamento mensal e o retorno ocorre em um ano. Porém, o risco do empreendimento é bastante alto. No início, a agência pode trabalhar com um atendente (que pode ser o próprio dono do negócio), um auxiliar e um office-boy. A movimentação turística cresceu 10% em 1994, quando cerca de 1,6 milhão de pessoas ingressaram no país, em viagens de lazer ou negócios. Segundo especialistas, este mercado deve movimentar, este ano, cerca de US$ 50 bilhões. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae. Texto Anterior: São Paulo terá salão de brindes e presentes Próximo Texto: Idéias diferentes atraem consumidores Índice |
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