São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
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Como montar uma agência de turismo?

Oswaldo Henrique Nogueira Júnior - São Paulo, SP
Existem dois tipos de agências: de viagens e de viagens e turismo -os chamados operadores.
A primeira atua exclusivamente no turismo interno e a segunda está habilitada para fazer negócios em todo o mundo.
A primeira condição é ter um contrato social registrado na Junta Comercial do Estado em que a empresa será instalada.
O próximo passo, para que a agência seja regularizada, é o registro no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Apesar desse registro ter deixado de ser obrigatório, continua dando boa dose de credibilidade às agências.
De posse deste registro, a empresa se credencia junto à Associação Brasileira de Agentes de Viagem e ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias -que vai autorizar a venda de passagens aéreas.
O empreendimento pode funcionar em uma sala de 30 m2, com pelo menos duas linhas telefônicas, sendo uma delas para o fac-símile.
O investimento inicial médio é de R$ 10 mil, necessários para as duas linhas telefônicas, o aparelho de fac-símile, móveis de escritório (mesas, cadeiras, calculadora, arquivos) e para divulgar o negócio no mercado.
O faturamento mensal pode chegar a R$ 3.000. Mas, pode oscilar para mais ou para menos, dependendo da temporada.
O lucro líquido deste negócio chega a 30% do faturamento mensal e o retorno ocorre em um ano. Porém, o risco do empreendimento é bastante alto.
No início, a agência pode trabalhar com um atendente (que pode ser o próprio dono do negócio), um auxiliar e um office-boy.
A movimentação turística cresceu 10% em 1994, quando cerca de 1,6 milhão de pessoas ingressaram no país, em viagens de lazer ou negócios. Segundo especialistas, este mercado deve movimentar, este ano, cerca de US$ 50 bilhões.

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