São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem 1º de Maio há cem anos

ROGÉRIO ORTEGA
DA REDAÇÃO

A primeira comemoração do Dia do Trabalho no Brasil aconteceu há cem anos, em Santos (72 km a sudeste de São Paulo), em 1º de maio de 1895 -nove anos após os acontecimentos que originaram a data nos EUA.
Em 1º de maio de 1886, sindicalistas norte-americanos deflagraram manifestações pela jornada de oito horas diárias de trabalho.
As greves foram reprimidas pela polícia, que agiu com especial violência em Chicago (região centro-norte-oriental dos EUA).
Os protestos prosseguiram. Em 4 de maio, no centro de Chicago, uma bomba explodiu junto à tropa que vigiava a manifestação. A cavalaria disparou contra a multidão. Morreram 90 pessoas -80 operários e 10 policiais.
Oito operários, liderados pelo anarquista August Spies, foram presos e responsabilizados pelas mortes. Quatro foram enforcados em 1887; um se matou na prisão. Outros três, condenados à prisão perpétua, foram libertados em 1893, quando o processo foi revisto.

Texto Anterior: Barelli pede salário mínimo de R$ 195
Próximo Texto: Reforma da Constituição redefine sindicalismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.