São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bandeira já foi indiciado em 18 inquéritos

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com uma ordem de prisão determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o piloto Jorge Bandeira vai tentar ficar pouco tempo na cela da Superintendência da Polícia Federal quando chegar ao Brasil, informou ontem à Folha o advogado Nabor Bulhões.
Desde o início do escândalo PC, Jorge Bandeira foi indiciado em 18 inquéritos. A primeira condenação foi em junho de 93, na 10ª Vara Federal, a quatro anos de prisão, junto com PC Farias, por sonegação fiscal. O advogado conseguiu um habeas-corpus e ainda não houve desfecho do processo.
No STF, Bandeira foi condenado, cinco meses atrás, por falsidade ideológica, a um ano e dois meses de prisão em regime aberto. O condenado nesse regime passa o dia livre e é recolhido à noite a um albergue determinado pela Justiça.
Mas há outro pedido de prisão preventiva numa acusação de crime de remessa irregular de dinheiro para o exterior (crime de evasão de divisas) que poderá mantê-lo atrás das grades. ``Só depois que meu cliente chegar, vou poder pedir a anulação", afirmou Bulhões.
Bandeira é acusado de enviar ilegalmente ao exterior US$ 1,5 milhão por meio da empresa Miami Leasing (táxi aéreo), que operava com a Brasil Jet.
O STF concluiu que era o piloto e ex-sócio de Paulo César Farias quem assinava cheques pelo ``fantasma" Flávio Maurício Ramos, um dos que mais movimentava dinheiro no esquema PC.
``Meu cliente só estava esperando a publicação da sentença para se apresentar", disse Bulhões. A condenação, determinada pelo STF em dezembro do ano passado, ainda não foi publicada no ``Diário da Justiça".
No STF, Bandeira se livrou da responsabilidade pelas movimentações dos ``fantasmas" José Carlos Bonfim e Francisco Celso Ramalho Lins. Perícias feitas pela PF atribuíam a ele a assinatura dos principais ``fantasmas".

Texto Anterior: Brasil fará pedido de extradição amanhã
Próximo Texto: AS PRINCIPAIS PERSONAGENS DO COLLORGATE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.