São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zôo consegue reprodução da ararajuba

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA

O Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), é o primeiro do país a conseguir a reprodução da ararajuba, uma ave com penas amarelas e verdes.
O zoológico de Sorocaba é um dos dez do Brasil que possuem a ararajuba. Esses zôos integram um projeto para a preservar a espécie.
A ave, da família dos psitacídeos (que inclui os papagaios e as araras), é típica da região amazônica e está ameaçada de extinção por causa da caça.
O zôo de Sorocaba possui nove ararajubas. Os dois filhotes nasceram há 60 dias, mas o anúncio só foi feito na semana passada.
Segundo o biólogo Sérgio Rangel Pinheiro, 32, o zoológico tenta a reprodução da espécie há 13 anos, quando recebeu as aves, apreendidas de vendedores clandestinos.
`` Elas estavam muito acostumadas com os seres humanos, mas tinham dificuldade de acasalamento", disse Pinheiro.
O zoológico de Sorocaba é reconhecido internacionalmente na área de pesquisa e reprodução de animais. É também um dos mais completos do país, com 1.400 animais de 350 espécies.

Texto Anterior: Projeto de ingleses fracassa
Próximo Texto: Aumentam denúncias de violência doméstica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.