São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País favorece lançamento de novas marcas

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado brasileiro favorece o lançamento de novas marcas de produtos.
É o que sugere a pesquisa conduzida pelo instituto Roper Starch, ao revelar que 33% dos consumidores brasileiros que não têm uma marca favorita adotam o critério de escolher a que julgam ser melhor para o momento.
Apenas 17% declaram possuir uma lista de duas ou três marcas favoritas, em proporção bem inferior à dos norte-americanos (28%).
Como padrão semelhante foi detectado entre consumidores latinos de outras nacionalidades, isso indica que as marcas estão menos cristalizadas nesses mercados.
Em relação a algumas categorias de produtos, no entanto, os latinos são tão fiéis às marcas quanto os norte-americanos. Eles preferem, por exemplo, consumir cervejas locais.
Metade dos entrevistados latinos têm uma marca favorita de refrigerante e de xampu -proporção semelhante à verificada nos EUA.
Segundo apurou o instituto, a preferência por marcas chega a atingir patamar superior entre os latinos, mesmo em relação a categorias conhecidas pelo baixo índice de fidelidade.
É este o caso dos produtos de limpeza. Cerca de 35% dos consumidores latinos declaram ser leais a determinada marca, em comparação a 28% dos norte-americanos.
Além dos indicadores de consumo, o levantamento sondou os fantasmas que rondam o espectro social. Quase a metade dos brasileiros e norte-americanos demonstra preocupação com a criminalidade e um terço com as drogas. A recessão e o desemprego estão na mente de 28% dos brasileiros e 33% dos argentinos.
Para a maioria dos argentinos (59%) e venezuelanos (55%) entrevistados, a corrupção ainda é o principal problema.
(NB)

Texto Anterior: Pesquisa desvenda hábitos de consumo no continente
Próximo Texto: Avaliando agências de promoção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.