São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995 |
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País favorece lançamento de novas marcas
NELSON BLECHER
É o que sugere a pesquisa conduzida pelo instituto Roper Starch, ao revelar que 33% dos consumidores brasileiros que não têm uma marca favorita adotam o critério de escolher a que julgam ser melhor para o momento. Apenas 17% declaram possuir uma lista de duas ou três marcas favoritas, em proporção bem inferior à dos norte-americanos (28%). Como padrão semelhante foi detectado entre consumidores latinos de outras nacionalidades, isso indica que as marcas estão menos cristalizadas nesses mercados. Em relação a algumas categorias de produtos, no entanto, os latinos são tão fiéis às marcas quanto os norte-americanos. Eles preferem, por exemplo, consumir cervejas locais. Metade dos entrevistados latinos têm uma marca favorita de refrigerante e de xampu -proporção semelhante à verificada nos EUA. Segundo apurou o instituto, a preferência por marcas chega a atingir patamar superior entre os latinos, mesmo em relação a categorias conhecidas pelo baixo índice de fidelidade. É este o caso dos produtos de limpeza. Cerca de 35% dos consumidores latinos declaram ser leais a determinada marca, em comparação a 28% dos norte-americanos. Além dos indicadores de consumo, o levantamento sondou os fantasmas que rondam o espectro social. Quase a metade dos brasileiros e norte-americanos demonstra preocupação com a criminalidade e um terço com as drogas. A recessão e o desemprego estão na mente de 28% dos brasileiros e 33% dos argentinos. Para a maioria dos argentinos (59%) e venezuelanos (55%) entrevistados, a corrupção ainda é o principal problema. (NB) Texto Anterior: Pesquisa desvenda hábitos de consumo no continente Próximo Texto: Avaliando agências de promoção Índice |
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