São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lacta tem estratégia defensiva

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma diferença de 2,3 pontos percentuais separa a Garoto da liderança do mercado brasileiro de chocolates no acumulado dos dois bimestres aferidos pela Nielsen desde dezembro de 1994.
Parece pouco, mas não será tão simples para a Garoto avançar no terreno da Lacta, que detém 40,6% das vendas no interior paulista, o segundo mercado do país.
Dona da marca individual mais vendida -a cada dia são comercializados 2 milhões de unidades do bombom "Sonho de Valsa"-, a empresa adotou uma estratégia defensiva.
Enquanto expande sua capacidade de produção, supre o aumento da demanda por meio de importações provenientes da fábrica italiana Chupa Chup's.
``Os chocolates importados deverão representar 10% das vendas este ano", estima a gerente de marketing Alais Valentini Fonseca. ``Nossa fábrica opera com capacidade praticamente ocupada", acrescenta.
Além disso, a Lacta também planeja novos lançamentos. Campanhas publicitárias para promover marcas tradicionais -como o ``Bis" e o ``Diamante Negro"- consumirão uma verba de US$ 10 milhões.
A Lacta detém 85% das vendas de snacks (waffles com cobertura de chocolate). A estrela de vendas nesse nicho, que representa 8% do mercado, é o ``Bis", cuja produção atinge 5,7 milhões de unidades diárias.
Dificuldade semelhante será arrebatar da Nestlé o segmento de candy-bar (chocolate com recheio doce), que domina com uma participação de 77% contra apenas 2,9% da Garoto. O candy-bar é uma fatia de 10,9%.
(NB)

Texto Anterior: Fabricante investe US$ 26 mi em marketing
Próximo Texto: Fora do páreo; Volta às origens; Era hora; Vaga automatizada; Reação positiva; Por exemplo; Modelo petista; Depois da intervenção; Tecnologia industrial; Custo da dívida; Anúncio de maio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.