São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preparação científica

CIDA SANTOS

Pode começar a contagem regressiva. Já estamos em maio, mês da Liga Mundial. Enquanto dia 19 não vem, as seleções treinam e apresentam novidades na preparação. No Brasil, o técnico José Roberto Guimarães está de olho nos movimentos dos jogadores na quadra. Entra em ação a biomecânica. Na Itália, o papo é mais cabeça. A seleção ``azzurra" terá agora uma psicóloga.
Nos treinos da seleção brasileira, a câmera de Gilda Teixeira, uma das integrantes da comissão técnica, acompanha atenta os movimentos executados pelos atletas.
Essas imagens depois são editadas. Para cada jogador é dedicada uma fita. O técnico Zé Roberto assiste a todo esse material.
O objetivo é corrigir os movimentos dos jogadores. Detalhes aparentemente simples, como um braço um pouco encolhido no ataque ou uma passada mais longa, podem provocar erros ou tornar as jogadas menos velozes.
Assistindo à fita ao lado do técnico, o jogador também pode se ver em ação e tem melhores condições de se corrigir.
Na Itália, o técnico Julio Velasco decidiu convocar uma psicóloga para trabalhar com a seleção.
A decisão vem de observações antigas. Velasco lembra das pressões e ansiedades que o time, então campeão do mundo, viveu durante a Olimpíada de Barcelona, em 92. Na época, a Itália não soube lidar com esses fatores. Tropeçou nos próprios erros e acabou em quinto lugar.
Três anos depois, o quadro tem semelhanças. Em vez de campeã, a Itália agora é bicampeã do mundo. E de novo tem uma Olimpíada pela frente. Para evitar que a história se repita, Velasco fala da importância da psicóloga, alguém de fora do time, capaz de perceber melhor a dinâmica do grupo.
A idéia também é que o trabalho da psicóloga desenvolva mais a concentração dos jogadores.
Segundo o técnico italiano, os atletas hoje recebem uma série de informações sobre como jogar, como atuam os adversários, e uma concentração mais apurada pode fazê-los render mais em quadra.
Todo o trabalho na seleção italiana está voltado para a Olimpíada, o único título que falta ao time. Por isso, os principais jogadores -Zorzi, Bernardi, Cantagalli, Toffoli, Gardini e Bracci- só irão disputar o Campeonato Europeu e a Copa do Mundo, que vale vaga para Atlanta. Eles terão férias na Liga Mundial. Nessa competição, a única grande estrela será o atacante Giani.

Texto Anterior: Tamburello vai ter missa
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.