São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONAGENS IMORTAIS

Asterix
Guerreiro gaulês do século 1º. René Goscinny escrevia e Albert Uderzo desenhava. Os álbuns são publicados no Brasil com capa dura pela Record. Diversão para qualquer idade.
Batman
Herói mascarado que combate o crime em Gotham City, cidade fictícia dos EUA. Criado por Bob Kane em 1939 e reformulado com a minissérie ``O Cavaleiro das Trevas", de Frank Miller, entra nos anos 90 como um personagem muito mais sombrio e com os nervos abalados. A Abril Jovem mantém dois títulos mensais do Homem-Morcego.
Bone
Quadrinho independente americano (em preto e branco) que já está vendendo tanto quanto os das editoras grandes. As histórias são fantasia pura, com gags assemelhadas às dos desenhos animados de 30 anos atrás. Pode ser encontrado em bancas especializadas.
Buddy Bradley
Personagem de Peter Bagge, Buddy é o típico jovem americano fruto dos anos 60. ``Hate" é o nome da revista de Bagge, publicada pela Fantagraphics Books. Só em bancas especializadas.
Cerebus
Uma espécie de tamanduá cinza de meio metro é o personagem principal desta revista mensal da Aardvark-Vanaheim. Dave Sim começou a publicar Cerebus às suas próprias custas em 1976, dizendo à imprensa que iria publicar 300 números (o que o faria escrever até o ano 2001). Hoje, com quase 200 números lançados, ninguém mais ri de Dave Sim. Importado.
Conan
O selvagem que já foi interpretado por Arnold Schwarzenegger no cinema é o clássico maior do quadrinho ``espada e feitiçaria". Aventura do início ao fim. A Abril Jovem tem três títulos de Conan nas bancas.
Hellblazer
Quem o criou foi Alan Moore, para contracenar com o Monstro do Pântano. O personagem John Constantine tem um título próprio nos EUA, ``Hellblazer", onde trava embates (às vezes físicos) com seres de magia e demônios. A Abril Jovem publica as histórias na revista ``Vertigo".
Homem-Aranha
Foi um dos primeiros heróis a ter um alter-ego mais humanizado. Peter Parker, estudante universitário, fotógrafo free-lancer do ``Clarin Diário", sempre gripado, tinha que lidar com problemas cotidianos sempre que não estava pulando entre edifícios atrás de supercriminosos. Sai no Brasil pela Abril Jovem.
Níquel Náusea
O personagem de Fernando Gonsales é um rato de esgoto. Gonsales é um dos melhores artistas de tira do Brasil, com suas piadas impagáveis sobre a condição humana vista pelos olhos dos animais e é o único a (ainda) manter uma revista nas bandas. ``Níquel Náusea" (a revista) é editada pela VHD Difusion.
Pato Donald
Os quadrinhos de Disney tem ainda uma grande força, seja na narrrativa, seja nos desenhos simplificados e infantis. As melhores histórias dos patos foram feitas por um cara chamado Carl Barks, e eram tão boas que, de vez em quando, são republicadas pela Abril Jovem (além dos vários títulos mensais).
Piratas do Tietê
As histórias de Laerte marcaram época nas revistas da Circo, além do título próprio da mesma editora. Uma parte desse trabalho foi relançado pela Editora Ensaio em formato de livro. As tiras do ``Condomínio" e dos ``Piratas do Tietê" também são republicadas, só que em uma revista da Circo chamada ``Striptiras".
Sandman
Há uma empatia grande dos personagens de Sandman com o público feminino. Seu autor, Neil Gaiman, é politicamente correto, apesar de tocar em assuntos fortes; e ele escreve bem, não insulta a inteligência dos adolescentes que só sacaram que super-herói é a mesma coisa desde 1960. A Globo, associada à Devir, publica Sandman em formato americano, mensalmente (ou quase)
Spawn
Se você gosta de super-herói e acha que texto é secundário, Spawn é o quadrinho para você. Desenhos arrojadíssimos de Todd McFarlane em cores espetaculares. Importado.
Spirit
O Spirit é o personagem mais popular de um dos melhores quadrinistas vivos: Will Eisner. A obra de Eisner pós-Spirit é muito melhor e mais representativa, mas Spirit é um herói muito melhor que qualquer outro. As histórias foram feitas nas décadas de 40 e 50. A Acme e a Devir publicam no Brasil.
Super-Homem
Ele incorpora o mito do super-herói. Aliás, ele é ``o" super-herói. Criado por Joe Shuster e Jerry Siegel, foi a base para a construção da editora americana DC. Recentemente, devido às baixas vendas (e do desgaste de um personagem de mais de 50 anos), a DC matou o Super-Homem, mas o ressucitou logo depois.
Tank Girl
Ela é uma das personagens mais doidonas e depravadas dos quadrinhos atuais, mas não há quem não gostem depois de ter lido. As histórias são publicadas na revista inglesa ``Deadline", encontrada em bancas especializadas. O filme com ela vem aí
Tintin
De um humor fino e um desenho (do belga Hergé) que acabou virando escola (a chamada ``linha clara"), Tintin está sempre em aventuras pelo mundo (e fora dele), protegendo os ``fracos e oprimidos". Bons quadrinhos, que merecem atenção de qualquer aficionado sério.
X-Men
Os X-Men são a novela dos adolescentes. Formam uma turma de super-heróis dotados de poderes mutantes. Criados por Stan Lee e Jack Kirby nos anos 60, os mutantes eram adolescentes e rapidamente se tornaram os campeões de venda da Marvel. Agora, a editora resolveu matar seu mentor (Charles Xavier, ele mesmo um mutante) e alterar toda a história, desde o começo. A Abril Jovem ainda está publicando as histórias escritas por Chris Claremont, o responsável pela transformação do grupo de mutantes em novela.
Outros
Os álbuns eróticos de Milo Manara e Guido Crepax, as palhaçadas de ``Groo, the Wanderer", a história de Alan Moore para Jack, o Estripador, em ``From Hell", os álbuns de Lourenço Mutarelli, a revista Lúcifer, da editora Circo, e um monte de fanzines que existe por aí...

Texto Anterior: Quadrinistas europeus inovaram narrativa
Próximo Texto: 'O Diário de Anne Frank' estréia em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.