São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

QUAL FOI A LENDÁRIA ROTA DA SEDA ?

<UN->BILL PITZER

QUAL FOI A LENDÁRIA ROTA DA SEDA?
O desejo de obter a brilhante seda da China, que, dizia-se, valia seu peso em ouro, abriu o caminho para a lendária rota da seda, uma série de caminhos que ao unir-se formaram uma via comercial de 6.400 km de extensão. Durante séculos, comerciantes, monges e aventureiros (o mais famoso deles Marco Polo) percorreram o caminho a fim de conseguir trazer mercadorias e cultura do Oriente para o Ocidente. Em Roma, os imperadores se vestiam com seda, com frequência logo após a tela ser desfiada e novamente tecida a seu gosto.
A fim de trazer seda, jóias, especiarias e frutas, as caravanas de mercadores precisaram atravessar montanhas escarpadas e desertos, incluindo o Taklimakan, uma palavra turca que significa "se você for, nunca voltará". Na travessia, encontraram tempestades de areia, calor, frio e bandidos.
Monges procedentes da Índia ingressaram na China durante a grande era do budismo, construindo monastérios ao largo da rota da seda. O cristianismo e o islamismo também se difundiram rumo ao Oriente. E a porcelana chinesa, a pólvora, o papel-moeda e a imprensa eventualmente chegaram à Europa no sentido contrário. O caminho da seda finalmente declinou no século 14 de nossa era, quando as rotas marítimas demonstraram ser melhores e mais seguras para o comércio, e os ovos do bicho-da-seda foram exportados para a Europa.
A região permaneceu isolada até nove anos atrás, quando foi aberta a estrada Karakoram, na China e no Paquistão. ônibus de turismo percorrem agora parte da rota antes transitada por caravanas de mercadores.

Texto Anterior: Refração provoca desvios da luz que distorcem imagem de objetos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.