São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Data de aniversário dá "paú"

CÉLIA ALMUDEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ano passado, dez especialistas mundiais se reuniram, durante o festival de quadrinhos de Lucca, Itália, para determinar a origem dos quadrinhos.
Depois de uma semana de polêmicas e discussões, por oito votos, o ano de 1896 foi estabelecido como o que marcou o início da linguagem de quadrinhos.
O personagem Yellow Kid surgiu em maio de 1895, mas os especialistas consideram que a linguagem de quadrinhos só surgiu no ano seguinte quando ele passou a ser continuado, sendo publicado todos os domingos.
O brasileiro Álvaro de Moya foi o único representante da América Latina, e foi voto vencido na discussão.
``Votei na data de 1895. Mas pelo menos mostrei o trabalho do ítalo-brasileiro Angelo Agostini e ele foi considerado como um dos precursores dos quadrinhos. A linguagem de Agostini, inclusive, estava mais próxima dos quadrinhos do que os outros europeus", conta Moya.
Agostini começou a publicar suas histórias ilustradas em 1867, na revista ``O Cabrião". Sua primeira historieta com personagem fixo surgiu em 1869 com o título de ``As Aventuras de Nhô Quim". Em 1883 iniciou a saga, de 75 capítulos, chamada ``As Aventuras de Zé Caipora".
``Para os italianos, por exemplo, as `fumetti' (fumacinhas) -balõezinhos saindo da boca dos personagens- é que caracterizam as histórias em quadrinhos. Antes disso o que havia eram histórias ilustradas", diz Priscila Faria, 31, editora da extinta revista ``Animal", atualmente publicando tiras na revista ``Lúcifer".
(Célia Almudena)

Texto Anterior: Revista 'O Tico-Tico' faz 90 anos com centenário de HQ
Próximo Texto: Masturbação também é coisa de menino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.