São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Villa-Lobos rege suas obras em coleção

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O público brasileiro tem a chance de saber como Villa-Lobos via suas próprias obras. A EMI está trazendo ao Brasil o volume ``Villa-Lobos" de sua coleção ``Composers in Person".
A série traz gravações feitas entre 1904 e 1958, com autores do século 20 interpretando seus próprios trabalhos. Entre os 33 compositores escolhidos estão Bartók, Ravel, Prokofiev, Stravinski e Richard Strause.
Para quem já comprou a caixa de seis discos ``Villa-Lobos par lui Même", da própria EMI, o disco não compensa. Afinal, contém apenas duas faixas que não aparecem na caixa: as canções ``Viola" e ``Cantilena", interpretadas -com forte sotaque estrangeiro- pelo barítono Frederick Fuller.
Por outro lado, quem ainda não tem a caixa ou acha que seis discos de uma vez pesam muito no orçamento tem a chance de adquirir uma boa compilação.
Villa-Lobos nunca foi um grande regente. Seu péssimo ouvido externo deu margem a várias anedotas. De acordo com uma delas, o ``spalla" de uma orquestra regida por Villa-Lobos teria apostado com os outros músicos que, durante um concerto, tocaria o Hino Nacional sem que o maestro percebesse. O pior é que -reza a lenda- o ``spalla" (líder dos violinos) teria ganho a aposta.
Assim, em Villa-Lobos, como em Stravinski, a interpretação do compositor vale para que se conheça a visão que o autor tinha da sua própria obra. Só que um disco destes de Villa-Lobos acaba sendo mais essencial do que um de Stravinski, já que o compositor brasileiro é bem menos gravado por grandes intérpretes que seu contemporâneo russo.
A seleção do CD não tem como não agradar, já que traz as peças mais conhecidas de Villa-Lobos. As indefectíveis ``Bachianas Brasileiras nº 5" são cantadas pela ótima soprano espanhola Victoria de los Angeles -numa das raras gravações em que é possível entender a letra.
O selo alemão Marco Polo tem lançado vários discos de Villa-Lobos. Artistas brasileiros radicados no exterior, como o maestro Christiam Benda, o pianista Marcelo Bratke e o violonista Fábio Zanon, têm se envolvido em projetos de gravação do compositor. A iniciativa da EMI vem se somar a esta aparente ``descoberta" (ou redescoberta) de Villa-Lobos pelo Primeiro Mundo.

Disco: Composers in Person - Villa-Lobos
Lançamento: EMI
Preço: R$ 25 (o CD, em média)

Texto Anterior: Harnoncourt reinventa clássicos de Bach
Próximo Texto: Lojas especializadas importam eruditos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.