São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adiantamento enfureceu ingleses

DA REPORTAGEM LOCAL

A publicação de ``The Information" nos EUA e Inglaterra foi precedida de uma zoeira de declarações e lances patéticos que poderia dar um romance do próprio Martin Amis.
Tudo começou com a notícia de que a Harmony Books estaria pagando 500 mil libras como adiantamento pelos direitos autorais do novo livro de Amis -um valor inédito no país.
Tradicionalmente mais fechado e provinciano que o americano, o meio intelectual inglês, capitaneado pela romancista A.S. Byatt, autora de ``Possessão" (editado no Brasil pela Companhia das Letras), reagiu à notícia com furor.
Para Byatt, um adiantamento desse porte é indigno da literatura -e Amis, indigno dele.
Duas outras coisas somaram ao escândalo. No livro Amis descreve a inveja de um escritor que, embora exaltado pela crítica, faz menos sucesso público do que um amigo. Batata: eram Barnes e Amis, respectivamente, sob outros nomes.
Amis e Barnes eram amigos desde a adolescência; a mulher de Barnes, agente literária de Amis. ``The Information" pôs fim às amizades e aos negócios.
Para complicar, noticiou-se que Amis, 45, pegara o dinheiro e partira para a América (os EUA) a fim de fazer um implante de dentes, trocando seus dentes de inglês pelos brancos dentões americanos.
O quiproquó foi a tal ponto que na revista inglesa ``The Modern Review", edição de fevereiro-março, em matéria sobre a ira de Byatt contra Amis, foi perguntado a nove autores: ``Você inveja Martin Amis?".
A maioria respondeu que não, exceto Julie Burchill, que disse: ``Estou morrendo de inveja. Preciso mais do dinheiro que ele. Eu sou jovem".
Já Will Self, autor de ``Cock & Bull" (Geração Editorial), respondeu: ``Não. O que invejo nele é sua insuperável coleção de livros encalhados".

Texto Anterior: Amis faz estudo esfuziante sobre a inveja
Próximo Texto: Livros restauram imagem de Monteiro Lobato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.