São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça revê história de Zumbi em Salvador

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A peça ``Zumbi Está Vivo e Continua Lutando", feita em parceria entre o Bando de Teatro Olodum e a companhia inglesa Black Theatre Co-operative, estreou sexta-feira à noite no Teatro Vila Velha, centro de Salvador.
A peça também será montada em Londres com a participação de atores negros ingleses.
O projeto faz parte das homenagens organizadas em torno dos 300 anos da morte de Zumbi -líder negro da época da escravidão e um dos principais organizadores do Quilombo de Palmares, onde hoje é o Estado de Alagoas.
Quilombos eram áreas ocupadas por escravos fugitivos, entre os séculos 17 e 19. Palmares foi o mais importante. Durou quase um século e chegou a ter 20 mil habitantes.
A peça atualiza a história da luta contra a escravidão, usando motivos e ambientes dos dias de hoje.
O diretor da peça, Márcio Meirelles, que já está em Londres para acompanhar a estréia da versão britânica, diz que o objetivo foi evitar uma narrativa puramente histórica.
``A história de Zumbi já está nos livros. Para relembrar sua trajetória e do quilombo, preferi trazer a narrativa para o presente e situá-la nas comunidades marginalizadas de hoje, como as favelas brasileiras e os bolsões de imigrantes na Europa", afirma.
``A peça resgata o contexto histórico do Quilombo dos Palmares e contribui para ampliar o processo de discussão sobre o negro na sociedade atual, ainda marginalizado e vivendo em situação de pobreza", declara o professor Antônio Martins Paiva Filho.
A diretora-assistente de ``Zumbi Está Vivo e Continua Lutando", Chica Carelli, diz que os 17 integrantes da peça (16 atores e um percussionista) ensaiaram durante dois meses. ``O resultado correspondeu à nossa expectativa", diz.
Uma chuva forte meia hora antes da estréia da peça em Salvador reduziu o público a 70 pessoas. A capacidade total do teatro é de 440 pessoas.
A estréia de ``Zumbi - Flame of Resistance" (Zumbi - Chama de Resistência), como vai se chamar a versão inglesa, está prevista para 29 de junho, no Theatre Royal Stratford East, em Londres.
Meirelles diz que as montagens no Brasil e Inglaterra terão estruturas semelhantes. Depois de Londres, a peça uma turnê por várias cidades da Inglaterra e Escócia.
Para escolher os personagens ingleses, Meirelles examinou currículos e entrevistou 150 atores de cinema, televisão e teatro, muitos com experiência em musicais.
Um coreógrafo e um percussionista brasileiros participam do processo de estruturação da versão inglesa da peça. O texto de ``Zumbi Está Vivo e Continua Lutando" é de Ana Franco.
O projeto prevê também uma terceira montagem: uma versão de rua, que será exibida em Salvador no dia 20 de novembro. Nesta data são comemorados o Dia Nacional da Consciência Negra e os 300 anos da morte de Zumbi.

Espetáculo: Zumbi Está Vivo e Continua Lutando
Local: Teatro Vila Velha (tel. 071/336-1384, centro de Salvador)
Quando: sexta e sábado, às 21h; domingo, às 20h; até o próximo dia 28
Preços: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Texto Anterior: Le Carré ambienta seu novo livro na Tchetchênia; "People" divulga sexta lista dos 50 mais bonitos; Agrigento reinaugura teatro Luigi Pirandello; "Tempo de Violência" ganha prêmio em NY
Próximo Texto: Reconstituição nega imprudência do ator James Dean ao volante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.