São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reconstituição nega imprudência do ator James Dean ao volante

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Quarenta anos após a morte de James Dean, ocorrida em 30 de setembro de 1955, uma empresa californiana que estuda a causa de acidentes divulgou um estudo negando que o acidente que causou sua morte tenha sido causado por excesso de velocidade.
Contratada principalmente por empresas de seguros, a empresa ``Análise de Erros" afirma que Dean era um motorista prudente e que morreu depois que outro automóvel se chocou com o seu. Teria sido este acidente a causa de sua colisão com uma árvore que motivou sua morte.
James Dean dirigia um Porsche 550 Spyder quando se acidentou em uma estrada da Califórnia. Estava com 24 anos de idade.
Dean também não estava sozinho. Ao seu lado se encontrava o mecânico Rolf Wuetherich, que sobreviveu. A reconstituição do acidente, feita em computador, foi realizada com base nas informações publicadas em 1955 e nas fotografias feitas do acidente.
O filme ``Juventude Transviada" (Rebel Without a Cause, 1955), de Nicholas Ray, com James Dean, reestreou neste fim-de-semana em Nova York. No dia 10, reestréia em Los Angeles e outras cidades dos EUA.
`` `Juventude Transviada' tem um tema universal: `teens' contra seus pais. Os adolescentes sempre tentarão conseguir seu lugar e sair do controle da família", disse Jeanine Basinger, autora do livro ``American Cinema: 100 Years of Film Making", para explicar a longevidade do filme.

Texto Anterior: Peça revê história de Zumbi em Salvador
Próximo Texto: Leilões em NY devem superar US$ 250 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.