São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micros portáteis ficam mais poderosos

MARIJÔ ZILVETI
DA ENVIADA ESPECIAL A ATLANTA

Fabricantes de equipamentos preparam seus produtos para receber o novo sistema operacional (programa que controla o funcionamento do computador) da Microsoft, o ``Windows 95".
Para que o programa reconheça automaticamente todos os equipamentos que forem conectados ou acoplados ao computador, a indústria vai ter que obedecer alguns padrões de tecnologia.
Fabricantes como a Hewlett-Packard, Toshiba e Epson mostraram essa tendência na Comdex/Spring ao anunciar micros com função multimídia (tecnologia que permite ler na tela do computador simultaneamente dados em forma de texto, som e imagem).
O mercado norte-americano deverá receber as primeiras unidades este mês. São máquinas com processadores que vão do 486 ao Pentium, da Intel, e vêm com no mínimo 8 Mbytes de memória.
Segundo a Epson, os computadores vão sair da fábrica adaptados ao programa da Microsoft. O leitor de CD-ROM já é de quádrupla velocidade de acesso.
A Hewlett-Packard compareceu à feira com dois microcomputadores portáteis com tela colorida de alta resolução.
A Toshiba mostrou dois notebooks com leitor de CD-ROM e tela colorida. Os modelos da linha Satellite incluem modem (aparelho que conecta o computador ao telefone) de 14,4 mil bps.
O processador Alpha Axp, da Digital, estreou em um equipamento da BTG. O computador opera com o ``Windows NT", outra tendência que a Microsoft quer fazer presente junto a corporações.
O processador é Risc (mais rápido que o chip do PC, pois opera com menor conjunto de instruções por segundo).
A Fast lançou a Movie Machine 2, uma placa que trabalha no padrão Mpeg, que permite imagens de vídeo na tela com melhor definição.

Texto Anterior: CD-ROM dá aula de 'Windows'
Próximo Texto: Sai leitor de CD de sêxtupla velocidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.